José Marques de Sousa - ☆28/12/1922 - †27/02/1973
Centenário de nascimento e cinquentenário de falecimento do ex-vereador/presidente da Câmara e ex-prefeito de Mombaça/CE.
José Marques da Recreação - 💯 anos de nascimento e 50 de falecimento em Mombaça, Nordeste do Brasil, Sertão Central do Ceará.→ Canal Ser ¡Voz! JOSÉ MARQUES DA RECREAÇÃO, o Prefeito do Povo – Blog → Ser ¡Voz -
https://youtu.be/V57S2JcBV8w Prefeito Socialista 🚩
Mesmo só tendo vivido entre nós por 50 anos, foram anos que
ficaram e ficarão na história, nos livros e em nossas vidas.
Confiram um pouco de imagens de sua trajetória
de vida familiar, política e social neste breve vídeo:
José Marques, o prefeito do povo
Nasceu em solo do semi-árido cearense em 1922, em
plena República Velha, quando os coronéis fecharam questão a favor da política
da subserviência aos mandatários de São Paulo e de Minas Gerais. Em terras do
sertão onde prevalecia a miséria e a pobreza analfabeta diante de uma
concentração de renda desumana.
Aos dez anos assistiu à grande seca, quando a água
tardou e o seu rio de estimação secou. Seus amiguinhos perderam os pais doentes
e famintos, e outros foram embora para o campo de concentração da vizinha
Senador Pompeu. A fazenda dos pais estava mais triste, mas o menino superou o
drama como uma lição de vida. Estudou e trabalhou, obediente às orientações do
pai, Cícero, homem do povo e prestativo que foi vereador em Mombaça por duas
vezes, José trilhou exemplos e aperfeiçoou seus dons vocacionais para a vida
pública, na área da saúde e na agropecuária. Viveu e dedicou sua curta e
destacada vida ao seu povo de sua terra natal.
Mombaça que sempre esteve na boca de sua gente, mas ali existiu uma fazendeira, Maria Pereira, no século XIX, cujo nome batizou o antigo distrito de Quixeramobim. Em 1851 veio a emancipação, Maria Pereira município, depois trocado o nome por Benjamim Constant (1892), retornando Maria Pereira para, em 1943 ser agraciado com o atual.
José Marques, porém, vivenciou parte da fase áurea
do algodão, levando à beira do seu rio a tão aguardada estrada de ferro, que
transportou a sua economia agrária para a capital. Presenciou, já maduro e
admirado pelo sertanejo (ele que também era parteiro), a inauguração da estação
de trem na parte esquerda do Banabuiú. E, em 1958, eleito o vereador mais
votado.
Assim, na Recreação, ao lado da esposa, Francisquinha, e com a chegada da filharada, recebeu seus conterrâneos mais humildes, uma casa aberta para o povo como a seus parentes e amigos. Afinal, aprendera com o pai como fazer política, que deveria ser voltada para o social. De modo que, ainda que na contagem voto a voto contra os velhos meios coronelísticos de compra de eleitores, venceu para prefeito de Mombaça, e pela primeira vez um socialista chegava a uma prefeitura cearense. Muita festa no largo da Matriz de Nossa Senhora da Glória.
Durante a gestão de 1967 a 1971, José Marques deixou seu nome como um dos maiores prefeitos, levando energia elétrica e água encanada para todos os distritos, serviço telefônico, ambos sem esperar pelos demais governos, mas com recursos próprios do município. Sempre atento à Educação, construiu escolas em todos os Distritos da cidade. Ele, que estudou na Capital Alencarina, no Hospital das Clínicas (ainda não havia Faculdade de Medicina no Estado), era funcionário da área de saúde, onde se dedicou aos mais carentes, atendendo sem distinção a toda a população de seu Município. Lembremos ainda do calçamento com paralelepípedo, das estradas carroçáveis e dos aparelhos de televisão colocados nas praças por ele reformadas e criadas.
Sua contribuição poderia perdurar por mais tempo, mas o destino o levou jovem, aos 50 anos. Uma ausência sentida pelos mais pobres, incrédulos, que perpetuaram o nome do agricultor, parteiro e político da Recreação. A propósito, no aniversário pelos quarenta anos da sua partida, um Projeto de Lei mudou a denominação da histórica fazenda Recreação para José Marques, o bairro que abençoa a entrada da sede.
A humanidade nos destina frustrações, a História nos conta os males da política. Raros são aqueles que honram os eleitores. Mombaça, entretanto, possui um nome que muito a dignificou. Um prefeito voltado para o povo, sem interesses financeiros, que dignificou a prestação de serviços, com diálogo, calma e sabedoria. Nos tempos da tecnologia, da agilidade, ainda temos que muito a aprender com o rapaz, aquele que brincava no rio e aguardava a chegada do trem.
Visionário, aquele a quem muitos de sua gente devota tanta admiração, enquanto prefeito lançou campanha pela limpeza pública com coleta de lixos etc. Assunto como sustentabilidade e meio ambiente, até então, era distante de seu povo nos sertões daquele Estado do Nordeste. Seu estilo, único, pacífico e humanitário deixou como legado de sua solidária história.
→ Conta um fato real que durante a campanha eleitoral para prefeitura de Mombaça, a oposição fez “mangofa” com o fato de José Marques já ter, àquela altura, realizado mais de 1200 partos. Seus adversários encheram um caminhão de crianças e passearam pela cidade com os dizeres: CRIANÇA NÃO VOTA. Após a LINDA vitória, a comemoração do ganhador foi, também, levando um caminhão de crianças, sendo que agora os dizeres da faixa traziam: CRIANÇA NÃO VOTA; MAS MAMÃE VOTA!
Confiram um pouco de imagens de sua trajetória de vida familiar,
política e social no Blog Ser¡Voz! JOSÉ MARQUES DA RECREAÇÃO DE MOMBAÇA
Mombaça/CE
- antiga Maria Pereira - https://t.co/Ej2jtbzEiV → no blog Ser ¡Voz! ← Cidade situada no sertão central do
Estado do Ceará está no Nordeste do Brasil. Distante cerca de 300 km de
Fortaleza.
_História, Distritos e Bairros de Mombaça/CE; _Rio Banabuiú atravessa a região urbana de Mombaça; _ Açude Serafim Dias; _Alguns Filhos e Filhas de Mombaça: Silvero Pereira, Plácido Aderaldo Castelo, Paes de Andrade, Castelo de Castro, José Marques etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário