terça-feira, 13 de novembro de 2012

Machado de Assis - Fundador e 1º Presidente da ABL=Academia Brasileira de Letras


NOVEMBRO NEGRO

  A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”
Joaquim Maria Machado de Assis* – simplesmente Machado de Assis, escritor brasileiro do século XIX, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional no Brasil, é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.
Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.
Este mulato, nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de família pobre, mal estudou em escolas públicas e que nunca frequentou universidade, fundou e foi o primeiro presidente unânime da ABL = Academia Brasileira de Letras.
Velho amigo e admirador de José de Alencar (escritor Cearense**), que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis. 

  
  Livros e flores

Teus olhos são meus livros.
Que livro há aí melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor, 
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?




** na capital cearense ocorre a X Bienal Internacional do Livro do Ceará - “Padaria Espiritual: O pão do espírito para o mundo” de 8 a 18 de novembro de 2012, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará.
sobre “Padaria Espiritual” e a Fundação da Academia Cearense de Letras, 1ª Academia de Letras do País em 1892, antecedendo-se à brasileira que se deu em 1896, próximo artigo.
Link com toda
informação da X Bienal Internacional do Livro do Ceará: http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/principais-noticias/homenageados/

* Machado de Assis – nasceu e morreu no Rio de Janeiro/RJ em 21/06/1839 - 29/09/1908
Link da ABL com toda informação sobre Machado: http://www.machadodeassis.org.br/

NOVEMBRO NEGRO





Nenhum comentário:

Postar um comentário