domingo, 5 de agosto de 2012

Pe Ibiapina - Missionário da Caridade

 Gláucia Lima
Pe Ibiapina - precursor da opção pelos pobres na Igreja do Brasil

Homem culto, Padre Ibiapina nasceu no dia 05 de agosto do ano de 1806. Formou-se em Direito, tendo ocupado cargos na magistratura e na Câmara dos Deputados.

Decepcionado, abandonou a vida civil para seguir o catolicismo. Foi ordenado sacerdote em 1853 e faleceu no ano 1883.
Aos 47 anos, iniciou uma obra missionária, percorrendo os Estados do Nordeste brasileiro e, com o povo, contribuiu para a transformação de uma realidade marcada pela miséria, pela doença, pelo desespero.
E
m missões evangelizadoras, o Missionário Ibiapina ergue inúmeras casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d´água, açudes.
Ensinou técnicas agrícolas aos sertanejos, atuação que inspirou no Nordeste o Padre Cícero e Antônio Conselheiro, e defendeu os direitos dos trabalhadores rurais. Os açudes, igrejas e cemitérios, casas para doentes e as conhecidas Casas de Caridade são resultados de sua ação social e evangelizadora junto a comunidade.
O zelo apostólico do Padre José Antônio Pereira Ibiapina, no percurso do século XIX, no interior do Nordeste brasileiro, deixou marcas significativas, não apenas na organização posterior da Igreja, mas, sobretudo, na vida das pequenas comunidades desta região.




Nenhum comentário:

Postar um comentário