quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Parque Ecológico do Cocó e Nota do Instituto dos Arquitetos do Brasil - CE


A Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará- IAB-CE em Nota, "considera inadequada a construção dos viadutos propostos para o cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, em Fortaleza", trecho o qual refere-se à localização do Parque Ecológico do Cocó. 

Íntegra:


-SOBRE MOBILIDADE URBANA E VIADUTOS EM FORTALEZA-

Coerente com as posições defendidas ao longo de sua história, em nosso estado e em nível nacional, o Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará (IAB-CE), vem a público manifestar que considera inadequada a construção dos viadutos propostos para o cruzamento das Avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, em Fortaleza, pelas razões expostas a seguir:

1. A obra não foi concebida à luz de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, condição indispensável para a aplicação racional e eficiente dos vultosos recursos públicos solicitados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (R$ 1,1 bilhão de reais para um conjunto de várias obras), o que proporcionaria a sua integração a um sistema de mobilidade articulado ao uso, à ocupação do solo e ao planejamento urbanístico como um todo;

2. A proposta está defasada no tempo, tendo em vista que foi concebida em 1998, portanto há 15 anos, e precisa ser atualizada em relação às atuais necessidades e prioridades recomendadas pela Lei Federal Nº 12.587, de 2.012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, bem como às presentes demandas relativas à acessibilidade urbana no âmbito específico da expansão da cidade na direção leste;

3. A experiência internacional demonstra que obras como viadutos e elevados são agentes que promovem a degradação no entorno de seu espaço urbano. Além disso, a proposta apresentada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza favorece o fluxo de veículos automotores individuais em detrimento das soluções de mobilidade recomendadas pela citada lei, que manda priorizar a adoção de outros modais de transporte, tais como ciclovias, passeios para pedestres e transporte coletivo;

4. Até o momento, não foi apresentado à sociedade nenhum projeto completo (denominado projeto “executivo”) nem orçamento detalhado para a obra. Tal prática tem contaminado a quase totalidade dos investimentos públicos no país, ao permitir que as licitações de obras sejam feitas com projetos incompletos (denominados “básicos”) e orçamentos "estimados" que quase sempre aumentam de valor após a elaboração dos projetos completos (ou “executivos”) pelo próprio vencedor da licitação.

Considerando as razões acima, o IAB-CE propõe:

1. Que sejam suspensas as obras que não estejam em harmonia com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, aí incluídas as relativas aos viadutos propostos para o cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior;

2. Que seja realizado o mais rápido possível, com prazos e recursos definidos, um Plano de Mobilidade Urbana para Fortaleza, com ampla participação dos setores técnico-científicos, das universidades e da população;

3. Que as obras decorrentes desse plano sejam contratadas a partir de projetos completos (“executivos”) e orçamentos detalhados, elaborados com a maior transparência e acompanhamento da sociedade. Em determinados casos, por motivo de sua complexidade, concursos públicos de arquitetura e urbanismo deverão ser realizados de maneira a que se escolha, sob o primado da democracia e da qualidade, a melhor solução projetual para os problemas enfrentados. Estes, para além do campo da mobilidade urbana, proporcionam também respostas para a preservação do meio ambiente com vistas ao melhoramento contínuo e duradouro do desenho urbano, dentre outros temas relevantes;

4. Que a Prefeitura Municipal de Fortaleza instale imediatamente o Conselho da Cidade de Fortaleza, formado pelas mais amplas representações da sociedade, com caráter deliberativo e que venha a funcionar como guardião do interesse público, da transparência administrativa, da continuidade e da revisão periódica dos planos e projetos de desenvolvimento urbano de longo prazo.

Por fim, o IAB-CE entende que as intensas e legítimas manifestações realizadas no Brasil a partir de junho de 2013, demonstraram que a sociedade exige, dentre outras demandas, a realização de uma ampla reforma urbana, que garanta mobilidade e todo um conjunto de direitos à cidade, à preservação do patrimônio ambiental, à harmonia entre os espaços naturais e construídos, dando prioridade aos interesses coletivos e à universalização das funções sociais da cidade: "habitar, trabalhar, circular, recrear-se e preservar".

Fortaleza-CE, 08 de agosto de 2.013

Diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Ceará- IAB-CE


*Nota publicada em sua íntegra, também, no Portal do Blog da Dilma. Parque Ecológico do Cocó e Nota do Instituto dos Arquitetos do Brasil - CE http://zip.net/bnkCLC

Neste fatídico dia, manifestantes que acampavam no Parque do Cocó, tentando evitar esta terrível destruição, foram surpreendidos em suas barracas de acampamento, por volta das 4 horas da madrugada, por violenta força policial. Cerca de 100 homens armados da Polícia e, depois o reforço de mais uns 20 da Tropa de Choque atentaram contra cidadãos e trabalhadores, em pleno exercício de suas cidadanias e defesa da vida!
Em seguida, imediatamente após este 'terrível atentado', vejam estas imagens que seguem em vídeo se justificam?

http://youtu.be/e8ziiiSl_O4


por Airton de Farias, postado por Leda Rocha no Mulheres No Fisco - Grupo: 
"Não são apenas algumas árvores - é um projeto que beneficia as grandes empreiteiras e a máfia da especulação imobiliária de Fortaleza; é um projeto que traz degradação urbana (viaduto é coisa do século XIX, século em que vegetam os cérebros dos governantes cearenses); é um projeto que não resolve a longo prazo o problema da mobilidade urbana; é um projeto que prioriza o transporte individual e não o coletivo; é um projeto que, sim, traz danos ecológicos a uma cidade que necessita ser pensada como um todo e não pontualmente." 

Gláucia Lima, eu: e ainda tem o agravante q é apenas para beneficiar terras de famílias como do J Macedo, só para exemplificar. #prontofalei
_imagens: O Povo online
Post de Mulheres no Fisco no Facebook:
VERGONHA: VIOLÊNCIA ABSURDA!!!!
Polícia expulsa acampados no Cocó com choques e bombas de efeito moral e começa o corte de árvores, além de agredir MULHERES e HOMENS!!!
"Cerca de 100 homens e mulheres da Guarda Municipal retiraram na madrugada desta quinta-feira (8) um grupo de aproximadamente 30 manifestantes que estavam acampados no Parque do Cocó. A ação começou por volta das 4h da manhã." depois, achando pouco ainda, "20 homens do Batalhão de Choque da PM se juntaram à operação" CiDitdor.Gov e RC PrefeiTatuBola dele mandam ver como donos do Estado e Capital....... onde estamos?!
Link matéria completa:
http://www.opovo.com.br/app/politica/2013/08/08/noticiaspoliticas,3107310/policia-expula-acampados-no-coco-com-choques-e-bombas-de-efeito-moral.shtml
NÃO PODEMOS CALAR DIANTE DESTE ABSURDO!!!


Post Relacionado
1º AEROMÓVEL do BRASIL - MOBILIDADE URBANA & SUSTENTABILIDADEhttp://glaucialimavoz.blogspot.com.br/2013/08/1-aeromovel-do-brasil.html
O MENU DA SOBERBA! no Blog do Eliomar de Limahttp://glaucialimavoz.blogspot.com.br/2013/08/o-menu-da-soberba-do-blog-do-eliomar-de.html

Um comentário:

  1. ♂Destacamos: proposta defasada (de 1998); viadutos degradam além de que favorecem o individual em detrimento do coletivo; mobilidade urbana: há de se priorizar interesses coletivos como: CICLOVIAS, PASSEIO p/ PEDESTRE, TRANSPORTE COLETIVO; nada dissociado da PRESERVAÇÃO AMBIENTAL!!!♀

    ResponderExcluir