sábado, 9 de novembro de 2013

FERNANDO DE NORONHA - Ilha de Magia

Morro Dois Irmãos
O belo arquipélago, geralmente identificado como Ilha, de Fernando de Noronha é formado pela ilha principal e mais 20 ilhotas e rochedos inacessíveis. Sendo a ilha de Fernando de Noronha a única habitada, com aproximados 2600 moradores.

Dividido entre Área de Preservação Ambiental – APA e Parque Nacional Marinho – PARNAMAR, o arquipélago de Fernando de Noronha possui clima tropical e vegetação predominante composta por espécies típicas do agreste nordestino. Constitui habitat, privilegiadamente conservado, de uma incrível variedade de espécies marinhas, como tartarugas, golfinhos, peixes, crustáceos e corais.



MAGIA

Assim que se chega, já se percebe um Q de magia, de uma mística que só as sensibilidades intuitivas e apuradas conseguem identificar nos detalhes.



– Praia do Sancho  a praia mais bonita do Brasil
PRAIA DO SANCHO
         O Azul-Turquesa impressiona a vista do cenário mais marcante da Ilha. Praia de ondas tranquilas, um ótimo local para banho de mar. Protagonista do espetáculo natural do Arquipélago. Passeio indispensável e inesquecível.

          Eleita a praia mais bonita do Brasil


Morro Dois Irmãos -
o cartão postal de Fernando de Noronha
BAÍA DOS PORCOS
         O local perfeito para contemplar um cenário deslumbrante. Cartão postal da Ilha, a Baía dos Porcos oferece uma aventura presenteada pela vista do Morro Dois Irmãos.

PRAIA DA ATALAIA
   de magnífica piscina natural
Praia do Pico
         Um dos melhores lugares para mergulho livre na Ilha, oportunidade única de vislumbrar a beleza da vida marinha de Fernando de Noronha, só pode ser acessada na maré baixa, mediante agendamento prévio no ICMBio e com acompanhamento de condutor. O Morro do Frade ao fundo, um monumento à parte.

BAÍA DOS GOLFINHOS
um lindo aquário natural
         O espetáculo dos golfinhos rotadores é marca de Fernando de Noronha. Ali se encontra um dos maiores aquários naturais dessa espécie, podendo ser apreciado do mirante dos golfinhos, preferencialmente pela manhã. O mergulho nesta área não é permitido.
Outra opção é tomar uma embarcação e percorrer toda a costa. Detalhe:
escoltado por 'golfinhos'...
Vai-se até área em que é permitido o mergulho. Um deleite!
Além de mergulhar com corais, assistimos uma espetacular apresentação (espontânea, claro) de golfinhos no Arquipélago de Fernando de Noronha/Brasil.(http://youtu.be/eyQWr3qy3Js)

 perfeito lugar para uma tarde ou um mergulho
BAÍA DO SUESTE
         Um dos melhores acessos para as famílias. De mar calmo e vista estonteante, um ótimo local para conhecer a biodiversidade da Ilha através do mergulho livre. Lar do único mangue insular do Atlântico Sul.

MIRANTES
_ Preservar as belezas naturais de Fernando de Noronha deve ser uma preocupação constante, para isso e por isso existem vários mirantes localizados em toda a extensão do parque, para que os visitantes possam contemplar toda essa beleza, sem riscos para a natureza. O mirante mais visitado é o Dois Irmãos. Mas, nunca deixe de visitar os demais. Cada um com seu esplendor e beleza.
Eu e Paulo Rossano descendo a trilha
TRILHAS
_ O contato com a natureza é algo indispensável em Noronha, por isso as trilhas são pontos cruciais desse paraíso. Além de levar os visitantes até as mais belas praias, oferecem também opções de nível mais desafiador para quem aprecia uma boa aventura. Algumas trilhas exigem o acompanhamento de condutores autorizados pelo ICMBio e com identificação.
 berço das tartarugas, Praia do Leão
PRAIA DO LEÃO
_ Local de desova da Tartaruga Verde, santuário da espécie. Um refúgio para os visitantes que gostam de paz e natureza. O azul profundo do mar de fora, é um cenário que emociona por sua beleza infindável.
Mirante do Leão
Mirante do Leãorecebe este nome devido o morro situado praia que, vagamente se assemelha a um leão-marinho deitado. Ao seu lado existe outra formação rochosa o Morro da Viuvinha. Na década de 80, iniciaram-se as discussões para criar um mecanismo de proteção das tartarugas marinhas que se deslocam em maior quantidade para a praia do Leão para desovar, e após este momento houve a criação do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR). No período da desova de tartarugas (Dez a Jun) é proibido descer à praia após as 18h.
Área de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas pelo Projeto TAMAR/ICMBio. No período de desova, de dezembro a junho, fica interditada a descida na praia no horário das 18 às 08 horas.

Você pode até
virar sereia!
contemplação de ANIMAIS
_ A fauna do arquipélago....
vale a pena aproveitar e conhecer o Museu do TubarãoRelação dos animais perigosos que mais causam a morte de seres humanos. Número de óbitos por ano no mundo: 
ou virar guerreiro!
Desmistificando...
Mosquitos: mais de 1.500.000;
Serpentes: mais de 50.000;
Crocodilos: mais ou menos 2.000;
Elefantes: mais ou menos 500; e

Tubarões: mais ou menos 10.

MERGULHO LIVRE
_ O Arquipélago de Fernando de Noronha possui muitas belezas naturais, por isso os visitantes dispõem de vários locais para a prática de mergulho livre, com instrutores especializados e aluguel de equipamentos. Uma das maiores atrações da Ilha, o mergulho livre, é uma experiência indescritível e inesquecível.

PÔR-DO-SOL
_ os belos cenários que a natureza oferece aos visitantes da Ilha não poderiam estar completos sem seu grande maestro. Presenciar o pôr do sol na Ilha é um compromisso diário para todas as pessoas. Os melhores pontos de observação são: Baía dos Porcos, Sancho e Mirante dos Golfinhos, além da Igrejinha, Forte do Boldró e Praia da Conceição.  



Forte de São João Batista dos Dois Irmãos 
Forte construído pelos portugueses em 1973 para guardar as praias da Cacimba do Padre  (à direita do Morro Dois Irmãos) e do Sancho, últimas praias do Mar de Dentro onde o desembarque era possível.

Em forma de trapézio, abrigava 6 peças de artilharia e podia cruzar fogo com o forte de são Pedro do Boldró.


Forte de São Pedro do Boldró – São Pedro do Boldró Forte
Situado a 31 m acima do nível do mar, tem a forma de um trapázio. Com a ocupação americana em 1957 nas imediações, foram instalados equipamentos para observação de mísseis teleguiados. Atualmente a área é utilizada para contemplação do pôr-do-sol.
Sítio Arqueológico protegido pela Constituição Brasileira e pela Lei 3924/61. A destruição ou retirada de qualquer material ou remoção de terra deste local constitui crime sujeito às penas de multa e detenção.


Forte presença cultural
Maracatu e outras culturas afro-brasileiras
desta cultura e muito mais, pode-se aproveitar no tradicional Bar do Cachorro
Magia: os pássaros vêem à mão para comer...
Igreja do Rosário, na vila da Ilha
pode aproveitar e renovar as Bodas...

Bençãos Divinas celebram tamanha Magia!
*_todas as imagens desta postagem pertencem ao acervo pessoal de Gláucia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário