domingo, 24 de agosto de 2014

BENY MORÉ - El Bárbaro del Ritmo / El Sonero Mayor



Nasceu Bartolomé Maximiliano Moré Gutiérrez, no bairro de “Pueblo Nuevo” da cidade de Santa Isabel de las Lajas, em 24 de agosto de 1919, na então província de Las Villas, hoje a Provincia de Cienfuegos, no centro de Cuba Flag of Cuba.svg .
O cantor e compositor cubano Beny Moré era conocido como  El Bárbaro del Ritmo ou El Sonero Mayor de Cuba.
Além de um sentido musical inato, era dotado de uma fluida voz de tenor que o coloria as frases com grande expressividade. Moré foi um mestre em todos os gêneros da música cubana, porém se destacou particularmente no son montuno, no mambo, e no bolero.
Ao triunfar a Revolución Cubana en 1959, Benny Moré, diferente de outros músicos e intelectuais cubanos, optou em permanecer na Ilha. Em 1960 passou a atuar também no ‘cabaret’ Night and Day. Foi-lhe oferecido uma turnê pela Europa, que ele prontamente rejeitou por medo de voar (nada de estranho se você considerar que ele já tinha se envolvido em três acidentes aéreos). Faleceu em Cuba Flag of Cuba.svg, muito jovem, com apenas 43 anos de idade, no dia 19 de fevereiro de 1963 de cirrose hepática.


Era o mais velho de 18 irmãos de una família humilde e camponesa afro-cubana. Contam que seu tataravô materno, Gundo, descendia do rei de uma tribo do Congo que aos nove anos foi capturado por traficantes de escravos e vendido ao proprietário de una plantação cubana, chamado Ramón Paredes. Gundo pasou a se chamar então Ta Ramón Gundo Paredes. Ao passar a ser propriedade do conde Moré, dono de La Santísima Trinidad, mudou o nome a Ta Ramón Gundo Moré. Posteriormente foi emancipado e morreu como liberto aos 94 anos de idade. O sobrenome do tataravô materno se conservou por todas as ascendentes maternas de Moré.

Homenagens póstumas


Em 2006 estreou o filme El Benny que é uma ficção sobre a vida de Moré. Na trilha musical estão Los Van Van, Chucho Valdés e o grupo Orishas, entre outros.

♪ BENNY MORÉ - BONITO Y SABROSO 95 vídeos de Beny Moré por Trova Cubana comemora
95 anos do nascimento dele, O Rei do Ritmo

“Cuba e Brasil é a combinação perfeita!” "Los Van Van" no show de Diogo Nogueira, DVD gravado ao vivo em Cuba.
Diogo Nogueira/Los Van Van - El Cuarto de Tula 
Link => https://www.youtube.com/watch?v=MRmcb32pn2k

Beny Moré em Cienfuegos*
Beny Moré aparece como personagem no livro La isla de los amores infinitos (Grijalbo 2006), da escritora cubana Daína Chaviano, além de concluir seu romamce com um capítulo entitulado "Hoy como ayer", numa das melhores interpretações de quem era conhecido como El Sonero Mayor de Cuba ou como El Bárbaro del Ritmo.

*Estátua em Bronze de Beny Moré, em tamanho natural.
Cidade de Cienfuegos, Cuba
Flag of Cuba.svg

Nenhum comentário:

Postar um comentário