quinta-feira, 8 de março de 2012

MULHER, MÚSICA, LUTA, SONHO & DIVINDADE!

Feliz Dia Internacional da Mulher!
A Mulher
Ó Mulher! Como és fraca e como és forte!
Como sabes ser doce e desgraçada!
Como sabes fingir quando em teu peito
A tua alma se estorce amargurada!
Quantas morrem saudosa duma imagem.
Adorada que amaram doidamente!
Quantas e quantas almas endoidecem
Enquanto a boca rir alegremente!
Quanta paixão e amor às vezes têm
Sem nunca o confessarem a ninguém
Doce alma de dor e sofrimento!
Paixão que faria a felicidade.
Dum rei; amor de sonho e de saudade,
Que se esvai e que foge num lamento!

Florbela Espanca


“A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da MULHER pelo homem.”         Karl Marx                
                  A todas e tantas mulheres: de luta, de emoção, de paixão, de suor e dor, de alegria e luz, tantas Marias, tantas mães, tantas filhas, tantas MULHERES! 
                   QUE TODAS AS DIVINDADES E SIMBOLISMOS FEMININOS POSSAM ABENÇOAR A PACHAMAMA, SAI RAM / NAMASTÊ / VOLIU/KAMAV!


"Se Eva tivesse escrito o Gênesis, como seria a primeira noite de amor do gênero humano? Eva teria começado a esclarecer que ela não nasceu de nenhuma costela, nem conheceu nenhuma cobra, nem ofereceu maçãs para ninguém, e que Deus nunca disse que parirá com dor e seu marido lhe dominará. Que todas essas histórias são puras mentiras que Adão disse à imprensa."  Eduardo Galeano 



Barro e Costela (Pingo de Fortaleza, Fernando Neri e Alan Mendonça) por Deninha Carvalho

Clip com imagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher (08/03)
                      
 “MULHER: A MAIS NUA DAS CARNES VIVAS E AQUELA CUJO BRILHO É O MAIS SUAVE.” Saint-Exupéry

                       “A MULHER  É O NEGRO DO MUNDO. A MULHER É A ESCRAVA DOS ESCRAVOS. SE ELA TENTA SER LIVRE, TU DIZES QUE ELA NÃO TE AMA. SE ELA PENSA, TU DIZES QUE ELA QUER SER HOMEM.”  John Lennon


                     Feliz Dia Internacional da Mulher!

O Dia Internacional da Mulher é um bom momento para refletir sobre os progressos realizados, solicitar mais mudanças e celebrar a coragem e determinação das mulheres que têm desempenhado um papel fundamental na história de seus países e comunidades.
Esta data também é comemorada pelas Nações Unidas e é um feriado nacional em muitos países. Quando as mulheres em todos os continentes, muitas vezes divididas por fronteiras nacionais e, as diferenças linguísticas, culturais, econômicas e políticas étnicas, se reúnem para celebrar o seu dia, elas podem olhar uma tradição de não menos de 90 anos de luta pela igualdade, justiça, paz e desenvolvimento. O dia internacional da mulher refere-se as mulheres comuns como criadoras de história e está enraizada na secular luta das mulheres para participar na sociedade em igualdade de condições com os homens. Na Grécia antiga, Lisístrata iniciaram uma greve sexual contra os homens, a fim de acabar com a guerra. Durante a Revolução Francesa, as mulheres parisienses pedindo “liberdade, igualdade, fraternidade” marcharam sobre Versalhes para exigir o sufrágio feminino. A ideia de um dia Internacional da Mulher surgiu no final do século XIX, que era, no mundo industrializado, um período de expansão e turbulência, o crescimento da população em expansão e ideologias radicais.
Porém, a história que não se conta:
No dia 8 de março de 1857, as operárias têxteis de Nova York saíram às ruas em protesto contra as péssimas condições de trabalho e os salários de miséria. Na volta, reunidas no interior da fábrica, foram surpreendidas por um ato criminoso dos patrões, que deram a ordem de incendiar o local. O resultado foi a morte de 129 trabalhadoras, cujos corpos ficaram carbonizados.
Era o início da industrialização, entre 1860 e 1914, quando o capitalismo começava a implantar a maquinaria e a concentrar trabalhadores em grande número nas fábricas. Para tirar o máximo de lucro das máquinas, os burgueses punham para trabalhar não apenas os homens, mas as famílias inteiras, mulheres e crianças pequenas. Era uma exploração brutal,  as mulheres trabalhavam 16 horas por dia, deixando seus filhos pequenos sozinhos em casa, em troca de salários ínfimos, a metade do que era pago aos homens.
O crime revoltou a classe trabalhadora de toda a Europa. E na 2° Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhagem, em 1910, o 8 de março foi escolhido como Dia Internacional da Mulher, por proposta de Clara Zetkin, militante socialista alemã. 
Embora esse dia seja comemorado até hoje, para muitos, como um dia de festa, não podemos esquecer jamais de sua história, de sua origem. Inclusive, onde muitos a esconde. Principalmente, a Organização das Nações Unidas, EUA e outras. 

_Fonte: [8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER] JSG parabeniza todas as mulheres pela luta da igualdade de gênero







Nenhum comentário:

Postar um comentário