sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Silvio Rodríguez – cantor, músico e poeta cubano

O cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez, considerado com uma das vozes mais emblemáticas da Revolução Cubana, aniversaria em 29 de novembro (1946). Conhecido músico cubano além de ardoroso defensor do regime comunista é expoente da música cubana surgida com a Revolução Cubana. Silvio é um dos cantores cubanos contemporâneos de maior relevo internacional, criador juntamente com Pablo Milanés, Noel Nicola, Vicente Feliú e outros músicos do movimento da Nova Trova Cubana. Considerado um poeta lúcido e inteligente, capaz de sintetizar o intimismo e os temas universais com a mobilização e a consciência social.
“Para a solidariedade nada é impossível!”

Pedido de apoio do cantor e compositor cubano, Silvio Rodríguez - um dos mais conhecidos músicos cubanos e ardoroso defensor do regime, endossado por centenas de entidades de solidariedade no Brasil e em todo o mundo, para que assinem e ajudem a divulgar a petição que solicita ao governo estadunidense que dialogue com Cuba para viabilizar a troca do prisioneiro norte-americano Alan Gross pelos Cinco antiterroristas cubanos Gerardo Hernández, Fernando Gonzalez, Ramón Labañino, Antônio Guerrero e René Gonzalez* (recentemente liberto).

Os “Cinco” – como carinhosamente são chamados em Cuba e pelos movimentos internacionais de solidariedade – há 15 anos foram presos e condenados nos EUA a duras penas quando tentavam evitar novos ataques a Ilha vindos das comunidades terroristas – anticastristas radicadas em Miami.

Alan Gross foi preso em Cuba por violar as leis do país ao implementar um programa do Governo de Estados Unidos para atentar contra a ordem constitucional cubana. “As ações realizadas por Gross em Cuba – com pagamento e a serviço do governo norte-americano – também são consideradas delito em muitos outros países do mundo, inclusive nos Estados Unidos”.

O pedido para um diálogo entre os dois países também visa a sensibilizar o governo estadunidense para que levante o criminoso e injusto bloqueio imposto há mais de 50 anos ao povo cubano.

É fundamental que a petição cresça em milhares de assinaturas para ser recebida pela Casa Branca. A assinatura da petição está sendo considerada difícil por muita gente, pois segue as normas e condições técnicas da Casa Branca. Mas para a solidariedade nada é impossível! (_fonte: Síntese Cubana)

"Seguimos sendo Cinco!", René González. 
"Estar em Cuba não significa em absoluto que eu estou livre, porque eu não estarei enquanto os meus quatro companheiros Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando Gonzalez permanecerem confinados" René González.

"René González será realmente libre cuando los Cinco estén en Cuba"


René González, em sua primeira entrevista coletiva em Cuba, depois que recebeu a permissão de ficar em definitivo no país e receber o certificado de renúncia a sua cidadania estadunidense, afirmou hoje em Havana que o movimento de solidariedade com os Cinco deve ser ampliado e reforçado, sobretudo nos Estados Unidos.
González disse em resposta à Prensa Latina que o movimento solidário cresceu mundialmente. No entanto, explicou que o estadunidense médio desconhece que cinco homens foram processados e condenados com penas terríveis, por supostamente representar um perigo para seu país, mesmo depois que nada foi provado.
É necessário que o povo estadunidense saiba desses cinco homens "e por que fomos julgados", reiterou.
René González reafirmou que foram, são e seguirão sendo Os Cinco e que a única coisa que fizeram foi tentar salvar vidas, algo que considerou 'o bem mais precioso'.
Quanto ao reencontro com sua família, afirmou que "encontrei a Olguita (Olga Salanueva, sua esposa) maior, quero dizer, engrandecida por todo este processo vivido. Eu a amo mais que antes" e apontou que apesar do tempo de separação forçada, "a conexão se estabeleceu imediatamente e parece que nunca tivesse partido".
"É o que sinto agora e, claro, o tempo passa, as crianças crescem... foram perdidos momentos preciosos. Isso deixa uma marca, mas o amor vence tudo. Algumas coisas não se viveram e outras se recuperam, e isto é o que estamos fazendo", explicou.
René González, nascido em 13 de agosto de 1956 na cidade estadunidense de Chicago, junto com seus colegas vigiou, até sua prisão em 12 de setembro de 1998, os planos de grupos e indivíduos violentos de origem cubana residentes em Miami dedicados a organizar e realizar ações criminosas contra Cuba.
González foi condenado a 15 anos de prisão e, depois de cumprir 13, saiu da prisão de Marianna, Flórida, em 7 de outubro de 2011, mas teve que continuar em território estadunidense por outros três anos sob a condição de liberdade supervisionada.
Isso foi modificado, podendo ficar em sua pátria em troca de renunciar à cidadania estadunidense, o que fez. (_fonte: Solidários)

Sin tu latido - Silvio Rodríguez y Luis Eduardo Aute (Letra)

Yolanda - Silvio Rodríguez y Pablo Milanés com letra 


Link para ♫ mais de 380 canções♪

http://letras.mus.br/silvio-rodriguez/



2 comentários:

  1. Adorei a homenagem ao meu trovador querido Silvio Rodriguez!
    Por acaso você acompanha o blog Segunda Cita?

    ResponderExcluir