sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Profetas da Chuva se encontram no Sertão Central Cearense - Quixadá

Profetas da Chuva
Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva. De 10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reúnem para lançar as previsões do inverno de 2014.
A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural. Na manhã do sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE).
Os ‘profetas’ são sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos. Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências.
Na cidade de Quixadá, desde 1996, onde se realiza o Encontro Anual dos Profetas da Chuva, eles anunciam publicamente as suas previsões para a próxima estação chuvosa na região. O encontro acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.
Na edição de 2013 compareceram cerca de 50 profetas que previram, em sua maioria, um inverno fraco para o Ceará, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a vivência de uma das piores secas do Nordeste. O XVIII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central  e uma produção da Mungango Produções.
SERVIÇO
• XVIII Encontro de Profetas da Chuva. de 10 a 11 de janeiro de 2014, na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acesso pela estrada do açude Cedro, KM 3, em Quixadá. Mais informações: (85)3032.3333.

_Fonte: O Estado (10/01/2014)

Encontro dos Profetas da Chuva
Dia 11/01: a partir das 19h, Abertura - XVII ENCANTA
Fundação Cultural Rachel de Queiroz

Dias 12 e 13/01: a partir das 8h, ACOCECE
Estrada do Açude Cedro, Km 03/Quixadá – CE

O encontro de Profetas da Chuva acontece desde 1997. Desde essa época os profetas da chuva reúnem-se todos os anos para expor o resultado de suas experiências com relação à quadra chuvosa (fevereiro a março).

Os Profetas das Chuvas observam os sinais que a natureza mostra e os interpretam prevendo como será a quadra chuvosa a cada ano. Grande parte deles vive no campo e dependem da chuva para o próprio sustento. Eles possuem conhecimentos empíricos sobre a previsão do tempo, se apoiam exclusivamente na experiência e observação.

Observando a natureza e com as crenças repassadas pelos antecedentes, eles fazem previsões sobre a chuva em todo o Ceará. Mesmo sem equipamento meteorológico, nem respaldo científico, os profetas da chuva têm o respeito dos agricultores, que a partir dos seus conselhos, definem o tempo de fazer os roçados.

Além dos profetas, haverá convidados especiais: sociólogos, doutores em Antropologia da Unicamp e do Canadá, além de curiosos e admiradores daqueles que observam o tempo e fazem experiências com plantas, astros, insetos e animais para a previsão da quadra chuvosa.

Vale a pena conferir. Já fui homenageado por este encontro e estarei presente. Em 2007, quando estava no exercício do cargo de Prefeito de Quixadá, sugeri aos organizadores que o fizessem em local próximo ao Açude Cedro para melhor adequar o espaço ao evento. E assim foi acatado pela organização, dando mais brilho ao grande evento cultural.

_Fonte: Blog do Cristiano Goes 

Profetas da Chuva
Os profetas da chuva são, em sua maioria, homens e mulheres da zona rural do Nordeste brasileiro que elaboram previsões de tempo e de clima, baseados em observações das mudanças do ecosistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre muitos outros métodos tradicionais de previsão. Alguns profetas de baseiam em sonhos, em rituais religiosos que misturam-se com crenças indígenas ou outras formas de conhecimento. As previsões em geral são produzidas antes e durante estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do sertão semiarido.
As práticas, as observações na natureza e conhecimentos empíricos envolvidos nessas previsões são, em geral, de natureza oral, e constumam ser transmitidos de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.
A previsão do clima é atividade enraizada na cultura cearense e de outros estados do Nordeste. Na cidade de Quixadá, na região do Sertão Central do Ceará, ocorre desde 1997 o Encontro Anual dos Profetas Populares do Sertão Central1 . O evento acontece a cada segundo sábado de janeiro2 , data transformada em Dia dos Profetas da Chuva pela Câmara de Vereadores do município. Eventos similares ocorrem em outros municípios do sertão do Ceará, como em Tejuçuoca, onde se realiza reuniões de profetas desde 2004.
Em geral, o público alvo das previsões são comunidades de pequenos agricultores no sertão do Nordeste brasileiro. Esse fenômeno vem também atraindo desde meados da década de 90 a atenção da mídia dos centros urbanos de todo o Brasil.
_Fonte: Wikipédia

'Profetas da Chuva' vão se reunir de 10 a 12 de janeiro, em Quixadá, a 164 Km de Fortaleza, para o XVIII Encontro de Profetas da Chuva. O evento será realizado na Associação de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece). O evento vai reunir também pesquisadores da academia, políticos, e estudantes.
A programação do evento já está fechada e começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá, com a participação de violeiros e trovadores na praça da Fundação Cultural. No sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões.
O programa prossegue à tarde com o Seminário “Convivência no Semiárido", do qual vão participar pesquisadores e educadores da área. O Encontro termina no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.

Saber popular
É a sintonia do sertanejo com a natureza que faz surgirem os chamados profetas da chuva. “Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos”, explicam os organizadores no material de divulgação do encontro.

A dinâmica do encontro é simples. Quem se identifica como profeta da chuva é apresentado por Helder Cortêz, um dos organizadores do encontro. Cada um faz, então, sua previsão e explica o método utilizado para chegar àquela conclusão. O encontro é uma tradição em Quixadá desde 1996.
O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central.
Serviço: Comissão organizadora do XVIII Encontro de Profetas da Chuva – (fones: (85) 3032 .3333 / 3032. 3333).

_Fonte:  G1/Ceará


*_Imagens: Pesquisa no Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário