segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuba-Brasil, Intercâmbio: Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade


      
«El amor a la justicia como instrumento del equilibrio 
  para la dignidad del hombre»
 oración de Víctor Jara   
                  
Espaço privilegiado onde se promoveu a reflexão coletiva entre professores, intelectuais, artistas. Bem como de coordenadores e líderes de projetos culturais comunitários de Cuba e do Brasil, assim foi o I Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE, que aconteceu em La Habana/Cuba, nos dias 14 e 15 de janeiro último. Lugar que se pode experimentar, nas palavras de José Martí: “A melhor maneira de ser livre é ser culto.” e “Uma escola é uma forja de espíritos.”  
No Programa Acadêmico-Cultural deste intercâmbio o objetivo principal, de refletir mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver valores focando a cultura e a arte como centro, foi atingido. Seu Enfoque e abordagem foram desenvolvidos, numa programação de forma que colocasse a cultura como centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura, entendida como estilo de vida, vista como um processo que alimenta mudanças necessárias para fomentar cidadãos e grupos sociais que valorizem a justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas. 
No evento, presença de temas como Marketing na Internet e Responsabilidade Social, proposta apresentada pelo organizador do encontro, o Prof. Dr. Felipe Chibás – UNEAC e USP e Marketing Cultural, pelo Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze - coordenador do Deptº Marketing da ECA/USP; a excelente e rica preocupação da Lic. Gisela Aranha da UNEAC que nos trouxe a “Racialidade” como alternativa inclusiva; profunda e peculiar apresentação por Lic. Rafael Lara do MINCULT, da Cultura popular tradicional e seus portadores; também não faltou discussão, e aqui com a presença do brasileiro Prof. Dr. Fernando AlmeidaPUC/SP, do balanço social, aspectos financeiros e contábeis dos projetos culturais de empresas e entidades educativas.
Programação diversa que foi dividida em painéis institucionais; mesas redondas; sessões de oficinas, comunicações e debates;
Foram pontos autos no evento, ainda:
Lançamento de Livros e tarde de Autógrafos de Autores brasileiros e cubanos, destacamos: cubanos : Prof. Dr. Felipe Chibás, UNEAC/USP – organizador do encontro; Profª. Drª. Adriana Clementino; Prof. Msc. Esteban Llorach; e Gisela Aranha, UNEAC e brasileiros : Prof. Dr. Mitsuru Higuchi Yanaze - USP; Pós-Dr. Pela Sorbone, Prof. e Dr. Kléber Markus; Prof. Dr. Fernado Almeida, PUC – SP; e eu, única presença nordestina, cearense Profa. Dra. Gláucia Lima, com livro resultante de minha tese de doutorado > Canciones: Pragmática Socicultural en la Enseñanza de E/LE e Sonho – Uma Percepção da Verdade. Lançado no Brasil em 2011, Sonho, não poderia ser diferente, encontrou grande aceitação com o público presente, dada ao profundo respeito, conhecimento e mente espiritualizada daquele povo, que cuida do ser humano como um todo, energia - corpo e mente. Não por acaso, no nosso grupo de brasileiros, a presença do estudioso “esotérico” , como se identifica o Consultor de Análises e Riscos, Pesquisa e Habilidades Humanas, o Cel. Antônio Marcos Silva.
Nesta perspectiva, como professora e doutora em educação e ensino de espanhol (enquanto língua estrangeira), apresentei painel comunicativo com o tema: Canções: reforço e estratégia comunicativa no contexto sociocultural do ensino. Abordei, como exemplo expositivo: ¡Política hispánica en el siglo XX!  explorando a canção do cubano Pablo Milanés, Yo Pisaré las calles nuevamente. Lembrando também, que este ano, em 11 de setembro, completa-se 40 anos do golpe militar de Augusto Pinochet contra o hispânico país chileno de Salvador Allende. Neste momento, a justiça do Chile reclama aos EEUU a entrega do assassino de Víctor Jara, professor, diretor de teatro, poeta, cantor, compositor, músico e ativista político chileno, detido um dia após o golpe e executado depois de muita tortura...
Com mesmo enfoque, o Prof. Dr. Gerardo Borroto Carmona - nos apresenta a criatividade em projetos comunitários. Convidando-nos a refletir sobre o impacto positivo com atividades criativas, elaboradas por ele e desenvolvidas na cultura comunitária, trazendo a música como instrumento base em muitas ações. Podendo resultar em mudanças bastante positivas no comportamento social e na qualidade de vida de seus membros. Atividades criativas realizadas, a exemplo, e na prática, do grupo folclórico integrado por jovens com problemas de conduta; festivais esportivos e de danças, concursos, etc.
Desenvolvido a partir de proposta ambiental, o Prof. Pós-Dr. Kléber MarkusUMESP, nos apresenta um panorama da comunicação e sustentabilidade; a Profª Msc. Célia MelloPUC/SP nos traz casos concretos no panorama da comunicação visual e da fotografia, teoria e prática num enfoque comunicativo.
Inauguração do Salão de Humor Gráfico e Fotografia: Cultura na comunidade, coordenado pelo caricaturista editorial de Juventud Rebelde Adán Iglesia -UNEAC/Diretor do DEDETE e Cecilio Avilés –UNEAC, tendo a participação do fotógrafo mineiro Paulo Laborne, da fotógrafa e Profª paulista Célia Mello. Também do Juventud Rebelde Cubana, o fotógrafo Jorge Camarero Leiva  entre outros; 
Desfile do projeto cultural “Passarela da Rua” de Gerardo Graña;
FMFi - Fórum de Mulheres no Fisco
Aproveitamos a experiência internacional para analisar os diferentes pontos de partida e chegada, assim como adquirir conhecimento dos casos de sucesso dos países participantes, permitindo-nos ampliar a base teórica, conhecer a diversidade de trabalhos e contribuir para aperfeiçoar o trabalho dos que já realizam e do que pretendemos atuar, na prática, projetos culturais comunitários, bem como adquirir e oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los. Momento rico para a troca dessas experiências.
Experiência também enriquecedora para o Fórum de Mulheres no Fisco - FMFi, enquanto Movimento Social inovador que surge com o intento de contribuir na busca da equidade entre homens e mulheres.
A participação do Fórum de Mulheres no Fisco se deu como única presença brasileira na última mesa do Intercâmbio. Como expositora na Sessão de Oficina, Comunicações e Debates, expusemos a cerca do tema: FMFi = Fórum de Mulheres no Fisco – Mulheres e Homens na busca da equidade. Movimento que surgiu a partir de fatos em que o princípio é “fazer valer o direito da mulher”. A sensibilidade feminina, fruto essencial de sua capacidade de GESTAR E PARIR, dá à mulher a condição de assumir a condução dos fatos humanos ombro a ombro com o homem. A ideia de Mulheres no Fisco surgiu no ambiente da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), instituição marcada por maior presença masculina – o que denota o grau de dificuldade para efetivar a criação de um grupo com ideal de equidade. Traz em seu cerne o objetivo de eliminar definitivamente distorções existentes quando se aplicam os direitos humanos, através de ações conjuntas de homens e mulheres – onde se fizerem necessárias – nos diversos espaços (laboral, social, familiar etc.) visando à conquista plena da igualdade de gênero.
Mulheres no Fisco surgiu num momento bem mais desfavorável e num ambiente profundamente marcado pelo machismo predominante tanto na sociedade quanto no universo de trabalho da SEFAZ.
Empreender ações visando estimular colegas homens a compreender o valor intrínseco da mulher como ator social e agente político, igualmente capacitada para contribuir na construção de uma nova sociedade, é o fator determinante da proposta. Também existe o entendimento segundo o qual é possível a ação conjunta de homens e mulheres atuando nos mesmos moldes e patamar de igualdade. Esse princípio norteou a criação do Fórum de Mulheres no Fisco, o FMFi.
Nesta mesa, mediada pela filóloga, a Profª. Drª Isbel Santana Rodríguez - UNEAC, teve a participação de mais três experiências locais, trazidas por duas cubanas e um cubano, a ver: Dra. Lúcia Zamora Socias, da UNEAC, com o tema: A comunicação como elemento básico na gestão institucional e nos projetos comunitários; Msc. María Mercedes Oviedo Ramos, do Projeto “Imagem III” da UNEAC, com o tema: Cultura e Educação nos projetos comunitários – Cultura e Arte como elementos dinamizadores da comunidade; Msc. Juan Paulo de Armas Victores – CIPS- Academia de Ciências, com o tema: Imago Comunita: Uma exploração antropológica a cerca dos arredores imaginários na comunidade Buena Vista .
No mais, como sempre, as propostas cubanas apresentadas, sempre se destacam com alegres e criativas estratégias, inserindo iniciativas arrojadas e simples no cotidiano de sua gente. Dá-nos provas que: capacitar, treinar, criar possibilidades, propiciar projetos com ações educativas, orientadas com criatividade e inserção de cultura, sem dissociar ‘discurso e prática’, contribui, e muito, no desenvolvimento da cidadania. Confirmando a teoria de Paulo Freire, numa “Conscientização Crítica”. 

Ojo:
_Unicef: Cuba é o único país latino americano sem desnutrição infantil;
_ONU: Cuba é o único país da América Latina sem problemas com drogas;
_Unesco: Escolarização primária em Cuba: 100% - Secundária: 99%;
_The Guardian: Cuba possui mais médicos do que a Inglaterra, com uma população menor;
_Amnistia Internacional: Cuba é o país da América Latina que menos viola os direitos humanos;
_WWF: Cuba é o único país do mundo com economia sustentável.

.....e ainda assim: "sofrendo torpe embargo!" BASTA!!!

   
 O mundo celebra com Cuba, dia 28 de janeiro de 2013, 160 anos de seu herói maior, José Martí.

Martí foi um lutador incansável pela independência de Cuba e pela libertação dos povos. Também esforçou-se por conduzir os homens ao cumprimento do dever e de valores morais. Deixou-nos importantes idéias pedagógicas e ocupou-se da orientação e formação do homem. As características mais reiteradas de sua idéia de homem são a orientação social (amor), a criatividade, a liberdade e a autodeterminação dos povos, assim como o grau de instrução do povo e a força de caráter (sua combatividade). 
São de Martí, os versos da canção

♪   Guantanamera ♪   

GUANTANAMERA-Versão Original The Sandpipers (Letra Traduzida)



Guantanamera, guajira guantanamera


Guantanamera, guajira guantanamera


Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morir me quiero
Echar mis versos del alma

Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Mi verso es de un verde claro
Y de un carmín encendido
Mi verso es de un verde claro
Y de un carmín encendido
Mi verso es un ciervo herido
Que busca en el monte amparo

Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Por los pobres de la tierra
Quiero mis viersos dejar
Por los pobres de la tierra
Quiero yo mis viersos dejar
Porque arroyo de la cierra
Me complace más que el mar

Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morirme quiero
Echar mis versos del alma

Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

_Mediante pinturas, esculturas, fotografías e instalaciones se mostrará la interpretación que de la obra y el pensamiento martianos hacen creadores cubanos, como Kamyl Bullaudy (. 
Foto: Juventud Rebelde_Cu





  Gláucia Lima ↔ Blog da Dilma - http://blogdadilma.com/index.php/brasil/2075-brasil8567






domingo, 27 de janeiro de 2013

#LutoBrasil


♪ Eu só peço a Deus
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o q'eu queria

Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucada brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda fome e inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que este povo não esqueça facilmente

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganando
Pra viver uma cultura diferente 


Mercedes Sosa e Beth Carvalho
Que possamos emanar LUZ!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE= I Intercâmbio Internacional de experiências / CUBA


Convidada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) para apresentar trabalho sobre tema inserido em minha tese de doutorado, lançar um livro (resultante da mesma tese) e, paralelo a isto, apresentar oficina abordando temas a cerca do FMFi = Fórum de Mulheres no Fisco, além da possibilidade de trocar experiências, aceitei participar do I Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE que será realizado dia 14 e 15 de janeiro de 2013 em La Habana, Cuba.
Intercâmbio direcionado à troca de experiências sobre projetos culturais comunitários em vários países.
O convite foi dirigido a pessoas (professores, estudantes, intelectuais, escritores, artistas, líderes comunitários, etc.) que desde sua prática ou reflexão teórica, estejam envolvidos no desenvolvimento e progresso social, artístico e cultural comunitários, visando promover o progresso local e comunitário, assim como de instituições culturais e educacionais de natureza formal e informal, empresarial, governamental entre outras.
O objetivo principal deste intercâmbio é refletir mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver valores focando a cultura e a arte como centro. Enfocar e abordar, de forma que coloquem a cultura como centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura, entendida como estilo de vida, vista como um processo que alimenta mudanças necessárias para fomentar cidadãos e grupos sociais que valorizem a justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas.
 Também, será um espaço privilegiado para promover a reflexão coletiva e discussão entre professores, intelectuais, artistas, alunos de pós-graduação da ECA-USP e de outras entidades públicas e privadas; assim como de coordenadores e lideres de projetos culturais comunitários de Cuba e Brasil; instituições culturais e ONGs sobre este tipo de experiências. Aproveitar a experiência internacional, analisar os diferentes pontos de partida e chegada, assim como os casos de sucesso dos países participantes, permitir ampliar a base teórica, diversificar e aperfeiçoar o trabalho dos que já realizam na prática projetos culturais comunitários, assim como oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los.

Agradeço o apoio de entidades fazendárias como: SINTAF / FUNDAÇÃO SINTAF / AAFEC e demais entidades que acreditam e confiam que eu possa representar nosso Estado e País num respeitado Evento Internacional.
Conforme Carta Convite, fui selecionada para grupo que, no Brasil, apenas 14 pessoas e, ao que consta, do Ceará apenas meu nome foi incluído, o que muito me honra.
Estamos envolta aos tramites do livro para que possamos tirá-lo do prelo em tempo hábil de publicá-lo no Evento.
Farão parte da Comunicação e Oficina que apresentarei:
1.     CANCIONES: REFUERZO Y ESTRATEGIA COMUNICATIVA EN UN CONTEXTO SOCIOCULTURAL EN LA ENSEÑANZA DE  E/LE
¡Política hispánica en el siglo XX!
2.     FMFi = FÓRUM DE MULHERES NO FISCO
Mulheres e Homens em busca da equidade!

LANÇAMENTO DO LIVRO: 
CANCIONES: PRAGMÁTICA SOCIOCIOCULTURAL EN ENSEÑANZA DE  E/LE

Autora: Gláucia Lima


Matéria relacionada no Blog Ser ¡Voz! 
Cuba-Brasil, Intercâmbio: Cultura, Comunicação, Marketing ...