terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE= I Intercâmbio Internacional de experiências / CUBA


Convidada pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) para apresentar trabalho sobre tema inserido em minha tese de doutorado, lançar um livro (resultante da mesma tese) e, paralelo a isto, apresentar oficina abordando temas a cerca do FMFi = Fórum de Mulheres no Fisco, além da possibilidade de trocar experiências, aceitei participar do I Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE que será realizado dia 14 e 15 de janeiro de 2013 em La Habana, Cuba.
Intercâmbio direcionado à troca de experiências sobre projetos culturais comunitários em vários países.
O convite foi dirigido a pessoas (professores, estudantes, intelectuais, escritores, artistas, líderes comunitários, etc.) que desde sua prática ou reflexão teórica, estejam envolvidos no desenvolvimento e progresso social, artístico e cultural comunitários, visando promover o progresso local e comunitário, assim como de instituições culturais e educacionais de natureza formal e informal, empresarial, governamental entre outras.
O objetivo principal deste intercâmbio é refletir mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver valores focando a cultura e a arte como centro. Enfocar e abordar, de forma que coloquem a cultura como centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura, entendida como estilo de vida, vista como um processo que alimenta mudanças necessárias para fomentar cidadãos e grupos sociais que valorizem a justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas.
 Também, será um espaço privilegiado para promover a reflexão coletiva e discussão entre professores, intelectuais, artistas, alunos de pós-graduação da ECA-USP e de outras entidades públicas e privadas; assim como de coordenadores e lideres de projetos culturais comunitários de Cuba e Brasil; instituições culturais e ONGs sobre este tipo de experiências. Aproveitar a experiência internacional, analisar os diferentes pontos de partida e chegada, assim como os casos de sucesso dos países participantes, permitir ampliar a base teórica, diversificar e aperfeiçoar o trabalho dos que já realizam na prática projetos culturais comunitários, assim como oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los.

Agradeço o apoio de entidades fazendárias como: SINTAF / FUNDAÇÃO SINTAF / AAFEC e demais entidades que acreditam e confiam que eu possa representar nosso Estado e País num respeitado Evento Internacional.
Conforme Carta Convite, fui selecionada para grupo que, no Brasil, apenas 14 pessoas e, ao que consta, do Ceará apenas meu nome foi incluído, o que muito me honra.
Estamos envolta aos tramites do livro para que possamos tirá-lo do prelo em tempo hábil de publicá-lo no Evento.
Farão parte da Comunicação e Oficina que apresentarei:
1.     CANCIONES: REFUERZO Y ESTRATEGIA COMUNICATIVA EN UN CONTEXTO SOCIOCULTURAL EN LA ENSEÑANZA DE  E/LE
¡Política hispánica en el siglo XX!
2.     FMFi = FÓRUM DE MULHERES NO FISCO
Mulheres e Homens em busca da equidade!

LANÇAMENTO DO LIVRO: 
CANCIONES: PRAGMÁTICA SOCIOCIOCULTURAL EN ENSEÑANZA DE  E/LE

Autora: Gláucia Lima


Matéria relacionada no Blog Ser ¡Voz! 
Cuba-Brasil, Intercâmbio: Cultura, Comunicação, Marketing ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário