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❝A música é o barulho que pensa.❞Víctor Hugo
Figuras: 1. Lennon e Che ao violão/ 2. Capa CD-Livro Caetano/ 3. criança em losa digital Capa LP Mercedes Sosa/ e 4. criança em losa digital imagem show Pablo Milanés e Chico Buarque |
Quando escrevi minha tese de doutorado,
minha pesquisa teve como objetivo realizar uma análise crítica da utilização de canções como reforço e estratégia
no ensino comunicativo de língua
espanhola como língua estrangeira, trabalhadas num contexto sociocultural.
A motivação para trabalhar este tema
surgiu de minha experiência laboral, como professora de língua espanhola no
Centro de Línguas do IMPARH, na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Elaborei
minha argumentação a partir do resultado
da análise de material didático e
da minha prática profissional. Propus que a utilização
de canções como atividades criativas em aulas de espanhol como língua estrangeira, possibilitasse
interpretá-las num contexto social e cultural. Proceder à escrita desta tese sem
levar em conta minha atuação no ensino de espanhol (como L2), seria fugir da
realidade e fabricar, naturalmente, uma falsa identidade.
Acredito que canções constitui base para a aprendizagem de línguas, pois atua
diretamente na prática da
compreensão auditiva, numa comunicação real. A necessidade de uma instrução argumentativa, que faça análise buscando identificar oportunidades gerais e específicas que podem ser levantadas na hora de definir metas e estratégias de utilização de canções nas aulas
de línguas estrangeiras, no meu caso em específico, a do espanhol. Já que a
cultura, fundamentalmente, tem um papel central de aproximar as sociedades, percebe-se que se pode ensinar
a "cultura", porque a
música e as canções são manifestações culturais da comunidade linguística, de promover e estimular o conhecimento social e cultural através de canções do mundo hispânico, durante o aprendizado
de línguas.
Desenvolver a competência comunicativa com ênfase nos aspectos sócio-culturais do mundo/sociedade
hispânica estimula no aluno o interesse
pela cultura e língua
hispânicas. Permite contextualizar autor e obra e identificar as características culturais, identificando na sociedade as influências do mundo hispânico através da canção.
Temos portanto nas canções, um
mecanismo por demais prazeroso, que podemos utilizar para fazer funcionar a
nossa comunicação. E, nesta época, onde tudo se faz rapidamente,
elaborações mentais se fazem necessárias para acompanhar a velocidade do
computador, de toda a evolução da tecnologia, por fim e principalmente, das
“redes sociais”, que revolucionam a linguagem e, por conseguinte, as sociedades
no mundo.
Minha tese consigna à teoria de Paulo Freire ao defender que “linguagem e realidade prendem-se
dinamicamente”, para ele, “a leitura
do mundo precede à leitura da palavra”. Nada obstante, a língua
(e sua linguagem), ainda exerce o protagonismo na comunicação. Ao falar de
inteligência múltiplas e de inteligência emocional, se reforça a necessidade de
leituras e audições de diversificadas linguagens. As canções têm este poder de
acercar os povos e, sobretudo sua cultura e tradição, bases na sociedade. ♪♫
Assim, compartilha com a linha de
pensamento de Noam Chomsky ao demonstrar preocupação pela criatividade e a
liberdade do falante, adicionando a “situação” como matiz que afeta à essência
dessa mesma liberdade. As canções contribuem para familiarizar aos alunos com a
realidade. Aproximá-los de outras realidades mais distantes, além de que nos
traz mensagens diretas (ou não) que nos falam de nosso mundo, transpondo a
barreira do mundo do mesmo idioma.
A psicolinguística confirma que a
reprodução do modelo sonoro na música, implica sua percepção. A mensagem pode
ter a capacidade de atuar sobre nossas emoções, conectando com nosso plano
afetivo. Esta carga afetiva e próxima da realidade que traz as canções se
convertem no material motivador e significativo para explorar na sala de aula.
Widdowson propõe que o aluno, através da
manipulação da linguagem e da percepção de sua função social, desenvolva
habilidades comunicativas que ajudam na aquisição da segunda língua.
A música e as canções, numa perspectiva
psicopedagógica, contribuem positivamente na compreensão e desenvolvimento para
a comunicação e aprendizagem de idiomas (ou 2ª língua), sem alijá-lo da
realidade do mundo; sim, pondo professor/a e aluno/a, de forma prazerosa, no
centro e partícipe da situação.
É nesta mesma perspectiva, ou seja, da educação construtiva, que
defendemos e apoiamos a inclusão da música e/ou canções, também como disciplina curricular, em sala de
aula. Ganha a estudantada, o magistério, a arte, a educação como um todo e,
principalmente, a sociedade.
Gláucia Lima*
glaucialimavoz.blogspot.com/@glaucia_Lima_
“…debe el canto ser luz sobre los camposiluminando siempre a los de abajo.
(composición:
Horacio Guarany-Si se calla el cantor)
Mercedes Sosa &
Horacio Guarany Si se calla el cantor - 1972
9 & ? y x r t h
*Gláucia Lima escreveu a Tese: LAS CANCIONES COMO REFUERZO Y
ESTRATEGIA EN LA ENSEÑANZA COMUNICATIVA EN EL CONTEXTO SOCIOCULTURAL DE E/LE ( E/LE = Espanhol como Língua Estrangeira)
BLOG DA DILMA: Canções: Pragmática
Sociocultural em Sala de Aula: Escrito por Gláucia Lima - 2º WebFor "A música é o
barulho que pensa." Víctor Hugo Quando escrevi minha tese
de doutorado...
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