quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Yemanjá

YEMANJÁ
Na mais remota antiguidade era este Orixá simbolizado apenas pelo sinal ᴧᴧᴧ que representa o eterno feminino da natureza, representado pelas ondulações das águas do mar. Eram, evidentemente, as águas do abismo, do caos, dado pelos versículos do Gênesis: “e o Espirito de Deus se movia sobre as águas”. Este signo ᴧᴧᴧ que originou o M corrente, sempre serviu para designar a palavra Mãe, a portadora da vida. No Egito, Mut; na Grécia, Minerva; no latim, Mater, etc.
YEMANJÁ tem sua corruptela da forma original – ANAMÁYÁ.
ANA – do caldeu, céu ou luz astral, o mesmo sentido de “anima mundi”.
MÁYÁ – do sânscrito, ilusão, o universo físico.
A forma original etiópica, derivada dos atlantes, deve ter sido ANMAYA, significando:
NA = mãe
MÁYÁ = ilusão
A “Mãe Ilusão”. NA, no semítico, formou AEM (mãe) ou AEMMAYA.
ANAMAYA e AEMMAYA
AEMMAJA
AEMMANJA
EMANJA
IEMANJA
YEMANJA
YEMANJÁ representa o eterno feminino da natureza, a “mãe do mundo”. Este Orixá esta sempre presente na vida manifesta, pois ele é seu intermediário entre um plano e outro. É o portador da vida. A sua maior afinidade está com as mães do mundo. Por ser doadora da vida YEMANJÁ esta associada ao mar, pois do mar saiu o primeiro ser vivo e a agua sempre foi o símbolo de maternidade. No sentido metafísico é o mar primordial, as águas do caos impregnadas pelo Espírito de Deus. No Cristianismo, O Messias está relacionado com a água e o signo zodiacal Piscis ou Peixe.
MINHAM, em sânscrito (a letra M novamente), o primeiro avatar ou encarnação de Yishnu, é representado sob a forma de um peixe.
Isso tudo são símbolos da matriz do universo, a doce e suave Yemanjá, Mãe do Mundo, sempre presente e atuante – o eterno feminino da Natureza.
Este Orixá atua no chacra frontal, sua cor fluídica é o amarelo-pálido; seu dia da semana é a segunda-feira; seu elemento é a água; seu planeta é a Lua; seu metal é a prata; sua figura geométrica é formada pela reta (ou linha) e o círculo.
·       
_
Extraído do livro SERÕES DO PAI VELHO, O catecismo de UMBANDA, PAG. 77 E 78 – BABAJIANANDA – FEEU (Fundação Educacional e Editora Universalista)

ᴧᴧᴧ 2 de fevereiro de 2013, 1º ano do Blog Ser ¡Voz!* 
 ♪♫
Marisa Monte "Lenda das Sereias"
Dia de Yemanjá, Janaína
*Nada melhor que hoje, dia 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, também conhecida como Janaína, considerada uma Divindade - Rainha do Mar, para iniciar em um novo Blog.
Yemanjá -  ♪♫ Mãe D'água Subtitulado
Yemanjá é a Rainha do Mar e suas representações são Asèssu, Assabá... O nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” que significa “Mãe cujos filhos são peixes”, Iemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja ou Yemoja, é um orixá africano, identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá. Na Mitologia Yoruba, a dona do mar é Olokun que é mãe de Yemojá, ambas de origem Egbá.

Yemojá, que é saudada como Odò (rio) ìyá (mãe) pelo povo Egbá, por sua ligação com Olokun, Orixá do mar (masculino (em Benin) ou feminino (em Ifé). Cultuada no rio Ògùn em Abeokuta.

Iemanjá, rainha do mar, é também conhecida por  Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África, saudades dos dias livres na floresta.
 ♪♫ Clara Nunes - Canto de Areia  ♪♫
Odoiá, odoiá iemanjá! Rainha das ondas, sereia do mar, como é belo seu canto, senhora! quem escuta chora, mãe das águas, dê-me sucesso, progresso e vitória, abre meus caminhos no amor e cuide de mim, que as águas do oceano lavem minha alma e meu ser, abençoe mãe, minha família, meu amor e amigos(as),
permita que o amor seja nossa maior fonte de energia, sou suas águas, suas ondas e a senhora cuida dos meus caminhos, Iemanjá em seu poder eu confio! Saravá, Rainha do Mar!
Clip maravilhoso...
Clip "capitolo" estratta dal film documentario della "x-filmes" di Bahia
"Orixas da Bahia"
Regia: Lazaro Faria
Produttore esecutivo: Silvana Martinz
Sottotitoli, edizione ed addattamento clip: m2video (Massimo Di Francesco)
 ♪♫
ᴧᴧᴧ Odociaba, Mamãe Yemanjá! Salve Janaína *-* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário