domingo, 27 de maio de 2012

CHICO BUARQUE: suas Mulheres e seu Show!

Gláucia Lima
Parabéns, Chico Buarque de Holanda!
Chico Buarque - 19/junho/2014 - Chico, q sempre foi mestre no resgate da tradição medieval e tem, segundo críticos e fans, 'alma feminina', completa 70 anos de Vida com Arte & Emoção...
As mulheres nas canções de Chico...
Chico sempre foi mestre no resgate da tradição medieval ‘galego-portuguesa’ ao compor e cantar canções com “eu lírico” feminino. Com vários nomes, estas Mulheres também são de variadas profissões, ou, canta a mulher amada, a abandonada, a prostituta, a estigmatizada. Enfim, Chico canta, literalmente, e como ninguém, a Mulher.  
Vários são os exemplos e não necessariamente, dão título à canção para que ela seja decantada, como é o caso de “Esse Cara”, “O Meu Amor”, “Olhos nos Olhos”...
Mulheres de Atenas, das mais polêmicas à época do seu lançamento, foi um tanto ‘mal interpretada’ na intenção, segundo o próprio Chico. Mas sem querer polemizar, aceitemos a explicação do mestre, pois ele é de confiança, já deu provas... Quando diz: “mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”, o autor, segundo o próprio, diz que ao observar o exemplo é exatamente para “seguir ou não”, boa saída! 
Porém, merecem registros alguns nomes que deram títulos a estas belas canções. São muitos os exemplos de mulheres que dão título ou são citadas em suas composições, a ver: Ana de Amsterdã; Angélica; Bárbara; Beatriz; Carolina; Cecília; Cristina; Geni; Helena; Iracema; Januária; Lola; Luíza; Madalena; Maria; Nina; Renata; Rita; Rosa; Silvia; Teresa; Teresinha...

Íntegra e repertório do show CARREIRA

"Mesmo sendo errados os amantes
Seus amores serão bons!"
"Acenda o refletor

Apure o tamborim

Aqui é o meu lugar
Mandaram me chamar
Eu vim..."
"...um Tempo que refaz o que desfez
que recolhe todo sentimento
Prometo te querer até o Amor cair doente...
Prefiro, então, partir
A tempo de poder
A gente se desvencilhar da gente.
(...)
Apenas seguirei
Como encantado ao lado teu."
"Cantei, cantei
Jamais cantei tão lindo assim...
...e num instante de ilusão te vi (...)"
"Eu sou sua menina, viu
Ele é o meu rapaz
Meu corpo é testemunha do
Bem que ele me faz..."
"...e me chama de Mulher
(...) e antes que eu dissesse não
Se instalou feito um 'porceiro'Dentro do meu coração!"
"Não sei se eu ainda te esqueço de fato
(...) é desconcertante rever um Grande Amor!"
"Eu sou sua alma gêmea, sou sua fêmea...
Meu amigo, se ajeite comigo e,
Dê graças a Deus
(...) e agradeça ao Senhor,
Você tem o Amor que merece!"
"Vivia a te buscar
Porque pensando em ti
Corria contra o tempo (...)

...Chegando assim
Mil dias antes de te conhecer"
"Desde menina caprichosa e nordestina...
...encalhou no Ceará
e não tem tira, nem doutor, nem 'ziguizira'
quero ver quem é que tira nós aqui desse lugar
tem cabimento... todo Sonho desmanchar!"
"Eu odeio, eu adoro numa mesma oração,
quando eu canto... quando eu rio, rio seco
como é seco o sertão, meu sorriso
é uma fenda escavada no chão"

Chico Buarque - show em Fortaleza

Fotos registrando momentos do show do dia 25 de maio de 2012 em Fortaleza, postadas num álbum do facebook, podem conferir:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.104595356348370.4766.100003937175994&type=1&l=c2fc6d5d44

Até Pensei
Até pensei
Junto à minha rua havia um bosque 
Que um muro alto proibia 

Lá todo balão caia, toda maçã nascia 

E o dono do bosque nem via 

Do lado de lá tanta aventura 

E eu a espreitar na noite escura 

A dedilhar essa modinha 

A felicidade morava tão vizinha 
Que, de tolo, até pensei que fosse minha 
Junto a mim morava a minha amada 
Com olhos claros como o dia 
Lá o meu olhar vivia 
De sonho e fantasia 
E a dona dos olhos nem via 
Do lado de lá tanta ventura 
E eu a esperar pela ternura 
Que a enganar nunca me vinha 
Eu andava pobre, tão pobre de carinho 
Que, de tolo, até pensei que fosses minha 
Toda a dor da vida me ensinou essa modinha 



“Chico faz show inspirado em Fortaleza!” Reportagem no Caderno 3 do DN foi fiel ao show que participei! Confiram: http://t.co/uHvs2KLy
Parabéns, Chico Buarque de Holanda!
http://radio.nelsons.com.br/
  

"Neste dia 19 de junho de 2014, até a meia-noite na Web Rádio NelSons, programa "Almanaque", que hoje celebra 70 anos de Chico Buarque. O compositor conta sua trajetória e canta suas criações do início de carreira até os dias de hoje." Nelson Augusto



Nenhum comentário:

Postar um comentário