domingo, 15 de junho de 2014

O que é o Amor?!

Gláucia Lima

Quando o poeta afirma que “o amor é a coisa mais triste quando se desfaz...”, fala com a certeza de que nada é mais profundo que o sentimento de amor entre seres.

Não este amor de folhetins de novelas, adocicado e passional. Fala de sentimento sério, honesto, prazeroso e respeitoso. Que valoriza as realizações do outro, por menores que sejam.

Que apoia o outro nas dúvidas e incertezas. Que está junto nos instantes de glória e fracasso, apoiando, incentivando e compartilhando. Que é companhia, amizade e amante.
Que troca presentes sem motivos, que ouve música e dança junto com alegria e emoção. Caminha, pedala e vê no suor do outro a conquista do desafio... valoriza pequenas e grandes habilidades. Repousa junto ou separado, mas não esquece palavras leves, suaves e os toques de carinho. Compreende o silêncio na busca da inspiração ou gestos simples, de meditação. Traça planos e projetos. Respeita a história individual, presente ou passada. E, não permite que as histórias os invadam e prejudiquem. Viajar, para longos e próximos recantos do Planeta. E, sem essa "lorota" de envelhecer juntos... afinal, juntos e felizes não se envelhece; só os anos passam! O amor não faz do outro "remendo ao coração"...
No entanto, quando Maiahóvshi  proferiu estas sábias assertivas, de que “Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.”, concordo e vou mais além: quando se concorda em tudo com a outra pessoa envolvida da relação, desconfio que alguém está se anulando. Freud já sentenciou: "Se dois indivíduos estão sempre de acordo em tudo, posso assegurar que um dos dois pensa por ambos".


Porque o amor, amor mesmo, é encontrar no outro a razão de viver e de amar em paz”.
Amor é encontrar a felicidade com o outro, é ser feliz com o outro!

♫ O Amor Em Paz 

Gal Costa - http://www.cifras.com.br/site/radio.htm?idm=85417

composição de Vinicius de Moraes e Antônio Carlos Jobim
Eu amei, e amei, ai de mim, muito mais que devia amar
Eu chorei ao sentir que iria sofrer e me desesperar
Foi então, que da minha infinita tristeza aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver e de amar em paz
E não sofrer mais, nunca mais 
Porque o amor é a coisa mais triste quando se desfaz
O amor e a coisa mais triste quando se desfaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário