terça-feira, 6 de agosto de 2013

Rose Marie Muraro = “Patrona do Feminismo Brasileiro”

Intelectual e feminista brasileira, Rose Marie Muraro nasceu praticamente cega, no Rio de Janeiro em 11/11/1930, sua personalidade singular deu-lhe força e determinação suficientes para tornar-se uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo.
Estudou Física, é escritora e editora. Publicou livros polêmicos, contestadores e inovadores dos valores sociais modernos. Nos anos 70, foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil. Nos anos 80, quando a Igreja adotou uma postura mais conservadora, passou a ser perseguida pelos ideais. A atuação intensa no mercado editorial é fruto de uma mente libertária cuja visão atenta da sociedade pode ser comparada a de muito poucos intelectuais da atualidade.
"Mistura um pouco de loucura à sua sabedoria! " Rose Marie Muraro 
Rose Marie Muraro
“Patrona do Feminismo Brasileiro”
As idéias refletem-se na vida pessoal desta mulher notável; há pouco tempo, Rose Marie Muraro desafiou os próprios limites quando, aos 66 anos, recuperou a visão com uma cirurgia e viu seu rosto pela primeira vez. "Sei hoje que sou uma mulher muito bonita."
Dom Hélder Câmara
Oriunda duma das mais ricas famílias do Brasil nos anos 1930/40, aos 15 anos, com a morte repentina do pai e consequentes lutas pela herança, rejeitou sua origem e dedicou o resto da vida à construção de um novo mundo: mais justo, mais livre. Nesse mesmo ano conheceu o então padre Helder Câmara e se tornou membro de sua equipe. Os movimentos sociais criados por ele nosanos 40 tomaram o Brasil inteiro na década seguinte. Nos anos 60, o golpe militar teve como alvo não só os comunistas, mas também os cristãos de esquerda.
Leonardo Boff
A Editora Vozes é um capítulo à parte na vida de Rose. Lá, trabalhou com Leonardo Boff durante 17 anos e das mãos de ambos nasceram os dois movimentos sociais mais importantes do Brasil, no século XX: o Movimento de Emancipação das Mulheres e a teologia da libertação - até hoje, base da luta dos oprimidos. Nos anos 80, presenciou a virada conservadora da Igreja. E em1986, Rose e Boff foram expulsos da Vozes, por ordem do Vaticano. Motivo: a defesa da Teologia da Libertação, no caso de Boff e a publicação, por Rose, do livro Por uma Erótica Cristã.
Rose Marie Muraro foi eleita, por nove vezes, A Mulher do Ano. Em 1990 e 1999, recebeu, da revista Desfile, o título de Mulher do Século. E da União Brasileira de Escritores, o de Intelectual do Ano, em 1994. O trabalho de Rose, como editora, foi um marco na história da resistência ao regime militar. DEvido a este trabalho, recebeu, do Senado Federal, o Prêmio Teotônio Vilela, em comemoração aos 20 anos da anistia no Brasil.
Foi palestrante nas universidades de Harvard e Cornell, entre tantas outras instituições de ensino americanas, num total de 40. Editou até o ano 2000 o selo Rosa dos Tempos, da Editora Record.
É cidadã honorária de Brasília (2001) e de São Paulo (2004). Ganhou o Prêmio Bertha Lutz (2008), e principalmente, pela Lei 11.261 de 30/12/2005 passada pelo Congresso Nacional foi nomeada Patrona do Feminismo Brasileiro.
Nota: Rose Marie Muraro, falece uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo. Rose Marie Muraro foi eleita, por nove vezes, A Mulher do Ano, dedicou a vida à construção de um novo mundo: mais justo, mais livre. O trabalho de Rose, como editora, foi um marco na história da resistência ao regime militar.♀ 50 anos do “Mística Feminino” e, 50 do golpe militar no Brasil... Rose Marie Muraro tinha 5 filhos e 12 netos, frutos de um casamento de 23 anos. *11/11/1930 - †21/06/2014

Rose Marie Muraro: a saga de uma mulher impossível
_por Leonardo Boff

 Post relacionado
"A Mística Feminina" - 50 anos e Betty Friedan - autora
Rose Marie Muraro  - http://amuraro.wix.com/icrmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário