quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Primeiro Negro Prêmio Nobel da Literatura: Wole Soyinka

  Gláucia Lima
Capa de "O Leão e a Joia" de Wole

NOVEMBRO NEGRO

  “O compromisso social é próprio de todo o cidadão, seja ele
    um operário, um fazendeiro ou um banqueiro (...). Antes de
          tudo eu me comprometo com os valores da Liberdade, da
             Verdade e da Justiça.”

Em mais de 40 anos de carreira, a defesa desses valores custou a Soyinka a prisão durante a guerra civil de Biafra, que dividiu o seu país entre 1967 e 1970, e o exílio, durante seis anos, em Gana e na Europa, durante os recentes anos mais duros do regime militar na Nigéria.

O nigeriano Wole Soyinka foi o primeiro africano e escritor negro a receber um prêmio Nobel de Literatura. A comissão que lhe outorgou o prêmio, em 1986, considerou Soyinka, autor de mais de vinte obras, como um dos mais refinados dramaturgos contemporâneos e classificou seus textos de “cheios de vida e do sentido de urgência”. Soyinka já havia recebido importantes prêmios literários e o título de doutor ‘honoris causa’ de universidades de vários países, além de ter sido um pioneiro no uso da língua inglesa na dramaturgia africana.

Sua atividade criadora inclui teatro, romance, novela, poesia, ensaio, direção teatral e uma atuação muito destacada entre o grande público como um engajado comentarista político. Suas obras oferecem um retrato lúcido e amargo da Nigéria contemporânea.

Wole Soyinka nasceu a 13 de julho de 1934, em Abeokuta, tradicional cidade ioruba no oeste da Nigéria. Os haussas, ao norte, os ibos no sudeste e os iorubas formam as três maiores etnias da Nigéria. Embora seus pais tenham se convertido ao cristianismo, Wole manteve-se fiel à visão de mundo ioruba e à sua religião, “onde se sente mais em casa”. É filho de Ogum, orixá muito proeminente em seus escritos.

NOVEMBRO NEGRO


*Wole estará presente em Fortaleza na X Bienal Internacional do Livro do Ceará - “Padaria Espiritual: O pão do espírito para o mundo” de 8 a 18 de novembro de 2012, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará. Link com toda informação: http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/principais-noticias/homenageados/







Nenhum comentário:

Postar um comentário