Gláucia Lima
Ser
Radialista é deixar de lado a tristeza, os problemas, as decepções, as
amarguras, o fim do relacionamento, a oportunidade que perdeu, as más notícias,
o sonho ainda não realizado e fazendo de conta que o mundo está perfeito,
colorido e cheio de coisas boas, carregam a missão de promover a alegria e
contribuir para a felicidade.
Parabéns à voz profissional da
comunicação!
Radialista, profissional que faz da voz um ágil e dinâmico meio de informação.
Voz que abastece de música, informação, que tem tanto amor à profissão.
Voz que anuncia, denuncia, informa, diverte o ouvinte, com agilidade e credibilidade.
Ouvir rádio
hoje é algo muito mais fácil e acessível do que há 20 anos. Se, nesta época, o walkman e o discman eram as opções mais práticas, hoje a lista incluí mp3 players, celulares, mini e micro systems e, claro, os potentes aparelhos de som com vários watts de potência.
Mas, para o
aficionado ouvinte, o ‘radinho de pilha’ ainda é o mais querido... o velho
companheiro ainda reina desde os lares, aos estádios de futebol e apurações de
eleições. Sempre trazendo a voz deste profissional que faz da voz o mais ágil e
dinâmico meio de comunicação. Que usam o rádio para difundir cidadania.
Por isso, nosso
alô especial para aqueles que desde tempos mais remotos até hoje estão com
ouvintes onde eles estiverem.
Dentre
tantas datas que vi como sendo alusivas ao dia do Radialista, resolvemos
copilar algumas: 21 de setembro, 23 de setembro e 07 de novembro.
07 de novembro - Dia d@
Radialista
Durante anos foi comemorado no dia
21 de setembro. Mas a LEI 11.327*, de 24.07.06, sancionada pelo presidente Luis
Inácio Lula da Silva, alterou a data de comemoração oficial da categoria
passando para o dia 07 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary
Barroso, um dos grandes nomes do rádio brasileiro.
@s radialistas passaram a ter duas
datas para comemorar, além do Dia do Rádio, comemorado tradicionalmente em 25
de setembro. O dia 21 de setembro, então, virou uma data simbólica, nada mais
que isso. O Dia do Radialista deve ser comemorado oficialmente no dia 07 de
novembro.
Mais de três quartos das rádios do
país possuem site próprio
Cerca de 80% das rádios do país
possuem site próprio na internet. Dessas, 44% usam a web para interagir
com o ouvinte e 41% para transmitir programação ao vivo. Os dados fazem parte
da pesquisa Rádio Digital no Brasil – Mapeamento das condições técnicas das
emissoras de rádio brasileiras e sua adaptabilidade ao padrão de transmissão
digital sonora terrestre, coordenada pelo Laboratório de Políticas de
Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).
Ser
¡Voz! parabeniza tod@s @s radialistas desse país, principalmente @s
profissionais da imprensa - técnicos, operadores, programadores, editores,
locutores, jornalistas que militam no rádio, enfim tod@s -, pela passagem deste
dia.
#FelizDiaDoRadialista
A primeira emissora de rádio no
Brasil foi fundada em 20 de abril de 1923, tendo como fundador Edgar Roquete
Pinto, na Academia Brasileira de Ciências.
No estado cearense, a primeira
emissora radiofônica, foi a Ceará Rádio Clube. Surgida em 1934, período, no
qual o rádio comercial já despontava em todo o Brasil. Três anos antes,
em 27 de
maio de 1931,
o presidente Getúlio
Vargas promulgou o primeiro estatuto específico da radiodifusão brasileira.
De acordo com o Decreto nº 20.047, a radiodifusão foi definida como um “serviço
de interesse nacional e de finalidade educativa”. “Um ano depois, através do
Decreto nº 21.111, de primeiro de março de 1932, autorizou a veiculação
de propaganda, limitada
a 10% do
tempo de transmissão” (JAMBEIRO,
2004, p. 49). Com a inserção da publicidade e o barateamento dos aparelhos
transmissores “a estrutura da programação, a linguagem empregada e os anúncios sofrem
alterações” (SILVA, 1999, p. 25). O rádio começava a se estruturar como um
veículo de comunicação voltado para auferir lucros, por meio dos anúncios,
estimulando o consumo de bens cada vez mais disponíveis no mercado.
No Ceará, durante a década de 1930, o rádio se manteve como um veículo restrito a uma pequena parcela da sociedade: a elite fortalezense. O alto custo dos aparelhos e o baixo alcance da emissora de João Dummar eram fatores que impossibilitavam a expansão do novo meio de comunicação no Estado. Imbuído da vontade de ampliação da empresa nascente, João Dummar, no ano de 1939, vai à capital do País em busca de melhorias para a Ceará Rádio Clube. No ano seguinte, em 1940, retorna à Fortaleza com a novidade tecnológica a ser implantada na PRE-9: a transmissão em ondas curtas. O jornal O Povo, do dia 11 de setembro daquele ano, trouxe como matéria de capa a notícia da chegada do empresário, vindo do Rio de Janeiro: “João Dummar em Fortaleza – A nova estação da PRE-9 será inaugurada ainda este ano”.
No Ceará, durante a década de 1930, o rádio se manteve como um veículo restrito a uma pequena parcela da sociedade: a elite fortalezense. O alto custo dos aparelhos e o baixo alcance da emissora de João Dummar eram fatores que impossibilitavam a expansão do novo meio de comunicação no Estado. Imbuído da vontade de ampliação da empresa nascente, João Dummar, no ano de 1939, vai à capital do País em busca de melhorias para a Ceará Rádio Clube. No ano seguinte, em 1940, retorna à Fortaleza com a novidade tecnológica a ser implantada na PRE-9: a transmissão em ondas curtas. O jornal O Povo, do dia 11 de setembro daquele ano, trouxe como matéria de capa a notícia da chegada do empresário, vindo do Rio de Janeiro: “João Dummar em Fortaleza – A nova estação da PRE-9 será inaugurada ainda este ano”.
De acordo com
a notícia, o
regresso do empresário vinha
sendo aguardado ansiosamente por
todos aqueles que apostaram no rádio como mediador do entretenimento, do lazer
e da informação, fatores determinantes para o crescimento regional. A chegada
das ondas curtas era anunciada pelos jornais, que acompanhavam o dia-a-dia das
negociações do empresário Dummar no Sul do País. No dia 10 de outubro de 1940,
o jornal O Povo publicou a data de início para a preparação dos novos
equipamentos e das novas instalações da rádio.
Hoje são milhares de rádios
espalhadas pelo país, levando alegria, entretenimento e informação para um
Brasil de audiência, e principalmente ao ouvinte que sempre fez do Rádio, seu
grande companheiro.
Na época, quando fundou a primeira
emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas.
Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com
microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que
consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao
ouvinte. Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da
Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais
incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente
improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista
precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.
Mas o ponto em comum entre eles tem
que ser o carisma. Dentro de cada
Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo
que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento.
Com milhares de bons e boas Radialistas espalhad@s pelo Brasil, o Rádio é hoje
rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o
ouvinte.
Radialista
é um sonhador, que traz a paixão pelo que faz para fazer parte do cotidiano das
pessoas.
Fontes inspiradadoras: 1. Páginas ufrg;
2. Rádios no Ceará
Estudo diagnóstico sobre emissoras
de rádios.**
O estudo traz um diagnóstico inédito sobre as características técnicas, de produção e de infraestrutura física de emissoras de rádios, perfil dos profissionais e estratégias adotadas pelos radiodifusores para a digitalização. Os dados foram obtidos entre 2009 e 2011.De acordo com a pesquisa, quase 97% das rádios usam internet e em 50% destas o acesso está disponível em todas as instalações. Quem ainda planeja criar uma página na web pretende fazê-lo nos próximos seis meses.
Atentas às transformações
tecnológicas, 80% das rádios usam ao menos um software para processar e editar
som. A grande maioria também possui entre um e três computadores em seu
estúdio de transmissão (72,6%), na produção (84,3%) e redação jornalística
(59,5%).Por outro lado, há um forte decréscimo do uso de equipamentos
analógicos: 80,7% aboliram o gravador de fita-rolo e 92% não usam mais as
antigas cartucheiras.
Para o presidente da Abert,
Emanuel Soares Carneiro, o estudo confirma uma nova realidade das emissoras de
rádio no país. “Os números mostram acelerado investimento em tecnologia e o uso
das novas ferramentas para melhorar a qualidade do trabalho no dia-a-dia do
rádio”, afirma. Perfil – Das rádios pesquisadas, 79,6% têm apenas um estúdio de
transmissão, enquanto 3,77% têm três. Essa proporção é quase a mesma no
que diz respeito à produção: 77,7% têm apenas um estúdio de produção e 2,3% têm
três.
Quanto aos seus profissionais,
62% das emissoras possuem jornalistas com formação superior e 47% destas
têm até três profissionais graduados. Na produção, 34% das rádios dispõem de
até três graduados em comunicação. O estudo mostra ainda que as emissoras
equilibram suas programações entre musical (27,8%), jornalismo (27,2%) e
prestação de serviços (17,6%). Somente 26% integram alguma rede por satélite e,
destas, 13% são cabeças de rede.
Participaram da pesquisa 750 emissoras brasileiras (304 AM e 243 FMs comerciais,98 comunitárias, 62 FM e 11 AM educativas, 2 OCs e 3 OTs), selecionadas a partir de banco de dados do Ministério das Comunicações, da Anatel e do Anuário do Grupo de Mídia de São Paulo.
Sintonia - Moraes Moreira
Participaram da pesquisa 750 emissoras brasileiras (304 AM e 243 FMs comerciais,98 comunitárias, 62 FM e 11 AM educativas, 2 OCs e 3 OTs), selecionadas a partir de banco de dados do Ministério das Comunicações, da Anatel e do Anuário do Grupo de Mídia de São Paulo.
Sintonia - Moraes Moreira
*LEI Nº 11.327, de 24 de julho de
2006
Institui o Dia do Radialista.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no
calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no
dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary
Barroso.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na
data de sua publicação.
Bras ília, 24 de julho de 2006; 185º
da Independência e 118o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
**Fonte: Blog Nos Bastidores do Rádio
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