quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MARACATU CEARENSE

Os tipos de Maracatu são diferentes do ponto de vista da estrutura, dos personagens e das características musicais. São eles: o Maracatu de Baque Solto também chamado de Maracatu Rural ou de Orquestra e o Maracatu Cearense.

Maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afro- descendente presente na cultura do povo cearense. O Maracatu do estado do Ceará possui uma forte raiz rítmica, tendo estes fundamentos rítmicos diferentes do de Pernambuco.

O maracatu cearense é de uma sonoridade acentuada. configurando um cortejo formado por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real.o tirador de loas é quem canta as toadas, nas quais são geralmente enfocados temas ligados à cultura, à religião e à história da África e do Brasil.
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No Ceará, o povo caboclo usa uma mistura de fuligem, talco, óleo infantil e vaselina em pasta para tingir o rosto de negro.
 Breve descrição feita por Rodolfo Teófilo do ritual:
 “... logo que chegava o rei com sua corte, entrava a missa, que era cantada, com repiques de sinos e foguetes. O casal de escravos sentava-se no trono com ares de quem estava convencido da realidade da cena, representada também pelos reis dos brancos tão ou mais ridículos de cetro e coroa do que ele. Acabada a missa, saía o cortejo real de cidade à fora até o palácio, em que passava o resto do dia a comer, a beber, a dançar, festejando as poucas horas de liberdade que todos os anos lhe concediam os senhores da terra que primeiro libertou os escravos."
Esse ritual de coroação teria dado origem à vários autos e danças, incorporados ao folclore brasileiro desde o século XVII.

Os maracatus foram descritos pelo escritor Gustavo Barroso em seus desfiles pelas ruas da capital cearense ao final da década de 1880.
Oriundo das coroações de Reis do Congo, acontecidas a partir do século XVIII nas igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos espalhadas por Fortaleza e algumas cidades interioranas.

 Nos anos 1970, o ritmo do Maracatu cearense fica muito conhecido nas canções de Ednardo, como por exemplo Pavão Misterioso, e esta que abre esta postagem e tando adoro. Não só ouvir como interpretar: Longarinas, exaltação à "Ponte Velha" e à Praia de Iracema, famosa na orla de Fortaleza, capital do Ceará.
Atualmente, e desde os anos de 1980, a brava luta dos tantos artistas locais como Calé Alencar (participei no CD do GTC, em 1995/6, com belo maracatu composto e doado ao Grupo de Tradições Cearenses por Calé: Dragão do Mar), Descartes Gadelha, Pingo De Fortaleza. Pingo tem talvez, na minha modesta opinião, um dos maracatus mais belos que já ouvi, "Maculelê" é uma obra de arte (vários outros que podemos citar ao longo da postagem). Artistas que se empenham na preservação e disseminação desta bela arte cultural e tradicional de nosso povo brasileiro.

Tambores de Maracatu - Solar, Praça da Gentilândia, Benfica - Fortaleza 2012
com Calé Alencar, Descartes Gadelha e Pingo de Fortaleza 
mais sobre Maracatu podemos acompanhar nestes posts dos blogs:
S
lar - Associação Cultural Solidariedade e Arte ("Associação Cultural Solidariedade e Arte – Slar: fundada em meados de 2005, desenvolve programas e projetos na área da cultura, tendo como missão democratizar e heterogeneizar os meios de produção e o acesso aos bens culturais, oportunizando o exercício pleno da cidadania a todos os envolvidos nestes processos."): http://ong-solar.blogspot.com.br/p/o-maracatu-cearense.html
Maracatu Nação Fortaleza: http://maracatufortaleza.blogspot.com.br/2008/03/maracatu-cearense.htmlCeará de Luz: http://cearadeluz.blogspot.com.br/p/maracatu_29.htmlMaracatu.org.br: http://maracatu.org.br/o-maracatu/outros-tipos-de-maracatu/

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