segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra - Homenagem a Zumbi e Solano Trindade


Gláucia Lima
CONSCIÊNCIA NEGRA NOVEMBRO NEGRO
.¸¸.••COMBATE AO RACISMO:
            TAREFA URGENTE PARA TOD@S NÓS!
◄••.¸¸.•
20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra*
Pintura por Antônio Parreiras.
Data escolhida em homenagem a Zumbi, que lutou até a morte pela cultura e pela liberdade do seu povo. 
Zumbi - O Líder Negro de Todas as Raças!
Líder ou Rei do Quilombo dos Palmares, Zumbi morreu no dia 20 de novembro no ano de 1695.

Justa homenagem a Zumbi, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no Brasil Colonial. Zumbi morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. 


A importância da criação desta data é que serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em todos os locais, inclusive nas Redes Sociais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888 (no Ceará, 1º Estado do Brasil a libertar os escravos, ocorreu quatro anos antes, em 1884, no dia 25 de março é feriado em todo o estado cearense). Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

 Heróis de Todo Mundo – Zumbi dos Palmares

     ▲ Kizomba, A Festa da Raça (Valeu, Zumbi)** 
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. A Lei vem nos trazer a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados no sentido desta valorização, nas escolas brasileiras já são obrigatórias a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Solano Trindade - o Poeta do Povo e da Resistência Negra

(...)
 Na minh'alma ficou
o samba
o batuque
o bamboleio
e o desejo de libertação...

Eita negro!

(...) “Eita negro!
- Quem foi que disse que a gente não é gente?
Quem foi esse demente, se tem olhos não vê.”
“Conversa”, Cantares do Meu Povo, 1961.
Pintor, teatrólogo, folclorista, ator e, sobretudo, poeta da resistência negra.
Legou à história brasileira, além de 5 livros publicados, poemas e peças inéditos, principalmente seu exemplo de sabedoria e lições para que o povo negro se orgulhasse das suas origens étnicas e de suas tradições culturais. Defendia que tinha de haver maior solidariedade entre os negros de todo o mundo, os quais deveriam se reunir aos brancos que são contra o racismo. 
Heróis de Todo Mundo – Solano Trindade
De Solano Trindade pouco se houve falar na mídia. Nunca foi, e permanece ainda sem ser, conveniente tocar nas feridas não cicatrizadas da história. “Para a mídia é muito complicado, amedronta falar sobre Solano Trindade”, explica Raquel Trindade, filha do poeta. 

Pintor, teatrólogo, folclorista, ator e, sobretudo, poeta da resistência negra. Em 1936, fundou a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro-brasileiro.
Num caixote de cebola, que ele improvisava de estante, ele trazia juntos: a Bíblia e O Capital, de Karl Marx
Por sua poesia carregada de significado e em virtude de seu engajamento político, Solano foi preso duas vezes pela ditadura militar do Estado Novo.

“As grandes musas dele eram o povo e as mulheres.”
A preocupação de Solano era o povo. Grande parte de suas obras são voltadas à valorização da cultura negra e à luta contra a desigualdade social e racial no Brasil. Mas as mulheres também tiveram espaço entre os versos do poeta, como pode ser observado no texto Linda Negra, do livro Cantares do Meu Povo, de 1961:
“Naquela Noite
 ficou o teu olhar branco
 vagando no escuro
entre ternura e medo
teus olhos grandes
dançavam como loucos 
na música do silêncio”.
 


Poeta, Solano Trindade era artista plástico, teatrólogo, ator e com a primeira de suas três esposas, Margarida da Trindade, aprendeu o ofício de folclorista. Foi na companhia de Margarida, e do etnólogo Edson Carneiro que, em 1950, ele funda o Teatro Popular Brasileiro – TPB. O casal Trindade ainda ajudou Aroldo Costa a montar o Teatro Folclórico, rebatizado posteriormente como Brasiliana.
Sensível às injustiças, denuncia as condições de vida às quais o povo é submetido. Talvez, por isso, alguns críticos insistam em ressaltar apenas um lado de sua poesia, dizendo, erroneamente, que ela era mais social do que negra, como se os dois aspectos se excluíssem.
"Há nesses versos uma força natural e uma voz individual rica e ardente que se confunde com a voz coletiva" Carlos Drummond de Andrade, referindo-se a alguns de seus poemas.
Sua poesia, carregada de sentimento, expressa inconformismo, com simplicidade e beleza. Poeta da Resistência Negra por excelência! “De todos os escritores negros, ligados à coletividade negra brasileira, o que deixou presença mais forte foi Solano Trindade. Foi o primeiro a escrever, com especificidade, para negros, naquele tempo.” 
POETA DOS NEGROS, POETA DO POVO!

Um de seus trabalhos mais famosos foi musicado e gravado por Ney Matogrosso:                                 ▲ "Tem gente com fome" 


Solano Trindade nasceu há 105 anos em Recife, 24/07/1908 e faleceu aos 66 anos de idade no Rio de Janeiro em 19/02/1974.

Filho do sapateiro Manuel Abílio Trindade, foi operário, comerciário e colaborou na imprensa. Idealizou, no ano de 1934, o I Congresso Afro-Brasileiro em Recife/PE e participou em Salvador/BA, no ano de 1936 do II Congresso Afro-Brasileiro.

*data estabelecida pelo projeto Lei 10.639, de 9/01/2003
Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional.No final do artigo, saiba quais cidades no Brasil vão ter feriado no Dia da Consciência Negra**
Kizomba, A Festa da Raça (Valeu, Zumbi) de Jonas, Rodolpho e Luis Carlos da Vila, samba-enredo da Unidos de Vila Isabel, em 1988, quando ela foi campeã, no desfile que comemorou os 100 anos da Abolição da Escravatura no Brasil.



«Valeu Zumbi!

O grito forte dos Palmares

Que correu terras, céus e mares

Influenciando a abolição (Zumbi, valeu!) 

Zumbi valeu!

Hoje a Vila é Kizomba

É batuque, canto e dança

Jongo e maracatu

Vem menininha pra dançar o caxambu


Ôô, ôô, Nega Mina

Anastácia não se deixou escravizar

Ôô, ôô Clementina

O pagode é o partido popular
O sacerdote ergue a taça
Convocando toda a massa
Neste evento que congraça
Gente de todas as raças
Numa mesma emoção

Esta Kizomba é nossa Constituição

Que magia

Reza, ajeum e orixás

Tem a força da cultura

Tem a arte e a bravura

E um bom jogo de cintura

Faz valer seus ideais

E a beleza pura dos seus rituais
Vem a Lua de Luanda
Para iluminar a rua
Nossa sede é nossa sede
De que o "apartheid" se destrua.»


.¸¸.••COMBATE AO RACISMO: TAREFA URGENTE PARA TOD@S NÓS!◄••.¸¸.•


Saiba quais cidades no Brasil vão ter feriado no Dia da Consciência Negra

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional

A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. A lista completa de 1.044 cidades brasileiras onde dia 20 de novembro é feriado oficial, com a respectiva lei que regulamenta a data, pode ser conferida em levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Confira no link acima

Acre: no Acre, o 20 de novembro não é feriado oficial em nenhum município.
Alagoas: de acordo com a Lei Estadual n° 5.724 de 1995, todos os municípios do estado de Alagoas tem feriado no Dia da Consciência Negra.
Amazonas: desde 2010, por força de uma lei estadual, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas. A capital Manaus também tem uma lei municipal que decreta 20 de novembro feriado do Dia da Consciência Negra.
Amapá: a Lei Estadual Nº 1169, de 2007, garantiu feriado oficial em 20 de novembro em todas as cidades do estado do Amapá.
Bahia: apenas três municípios baianos têm o Dia da Consciência Negra no calendário oficial de comemorações: Alagoinhas, Camaçari e Serrinha. Em todos eles, o feriado foi determinado por lei municipal.
Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.
Distrito Federal: Distrito Federal não tem feriado para comemorar o Dia da Consciência Negra.
Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari têm feriado oficial no dia 20 de novembro, por determinação de leis municipais.
Goiás: quatro cidades goianas celebram oficialmente o Dia da Consciêcia Negra em 20 de novembro: a capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia.
Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro, garantido por uma lei municipal de 2008.
Minas Gerais: 11 cidades mineiras têm feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: Além Paraiba, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba. Em Belo Horizonte não haverá o feriado.
Mato Grosso do Sul: só a cidade de Corumbá tem feriado oficial em 20 de novembro, por força de lei municipal de 2008.
Mato Grosso: uma lei de 2002 determina feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro em todos os municípios do estado.
Paraíba: o 20 de novembro é oficialmente feriado apenas na capital, João Pessoa.
Pará: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Paraná: só duas cidades paranenses, Guarapuava e Londrrina, tem feriado oficial no 20 de novembro. Nos dois casos, o feriado foi determinado por lei municipal de 2009.
Pernambuco: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Piauí: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Rio de Janeiro: lei estadual de 2002 garante o feriado do Dia da Consciência Negra em todos os municípios cariocas.
Rio Grande do Norte: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Rio Grande do Sul: desde 1987, uma lei estadual determina que o 20 de novembro é feriado em todos os municípios gaúchos.
Rondônia: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Roraima: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Santa Catarina: Florianópolis
São Paulo: não há uma lei estadual que detemine o feriado de 20 de novembro no estado. Entretato, a data está no calendário oficial de 101 cidades por leis municipais, incluindo a capital São Paulo. São eles: Aguai, Aguas Da Prata, Aguas De Sao Pedro, Altinópolis, Americana, Americo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Aracoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Atibaia, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreuva, Cajeira, Cajobi, Campinas, Campos do Jordão, Canas, Capivari, Caraguatatuba, Carapicuíba, Charqueada, Chavantes, Cordeirópolis, Cruz das Almas, Diadema, Embu, Embu Das Artes, Estância De Atibaia, Florida Paulista, Franca, Franco Da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaira, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Ilhabela, Itanhaem, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itararé, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariuna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jaú, Jundiaí, Juquitiba, Lajes,Leme, Limeira, Mauá, Mococa, Olímpia, Paraiso, Paulo de Faria, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruíbe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rincão, Rio Claro, Rio Grande Da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São João Da Boa Vista, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumaré e Suzano.
Sergipe: não é feriado em 20 de novembro em nenhuma cidade do estado.
Tocantins: só o município de Porto Nacional tem, por lei municipal, feriado no 20 de novembro.


Post Relacionado
DANDARA DOS PALMARES
Líder Negra, Guerreira Mulher!

Blog do FMFi: DANDARA DOS PALMARES http://t.co/PZZG8p6d9M

3 comentários:

  1. Hino à Redenção da Província
    "Cearenses, cruzados da glória,
    Nossa terra está livre de escravos!
    Hoje abriu-se ao escopro de história
    O padrão deste povo de bravos

    Vitória! Vitória! Bradai cidadãos!
    No lar de Iracema são todos irmãos!

    Já não geme algemado no açoite,
    Oprimido, infeliz, nosso, irmão.
    Nem os ventos das trevas da noite
    Chora os prantos da vil servidão.

    Vitória! Vitória etc
    A igualdade - esse sonho dourado
    Dos fatores da Terra da Luz
    Nos aponta no céu constelado
    O grande sinal de Jesus!

    Vitória! Vitória etc
    Estas plagas da livre jangada,
    De Alencar e de Pedro Pereira
    Hão de ser Canaã inspirada
    da total Redenção Brasileira!

    Vitória! Vitória etc
    Derruiu-se a Bastilha negreira
    E a pátria ditosa sorriu.
    Começou a Nação Brasileira,
    Igualdade co'a Glória surgiu!

    Vitória! Vitória etc
    Hoje as águas dos livres países
    Podem vir adejar no Equador:
    Neste céu iriantes matizes
    Só a luz, liberdade e amor!

    Vitória!Vitória etc
    Salve! Ó dia almejado de Glória!
    Alvorada do Império da Cruz!
    Salve! Aurora da Paz, da Vitória!
    Salve! Ó filhos da Terra da Luz!"

    Poeta cearense Antônio Martins, sobre a libertação dos escravos no Ceará, 25/03/1884.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consciência Negra - o exemplo do Ceará
      Em: Fatos Históricos - Mundo em Debate >
      http://fatoshistoricosmundoemdebate.blogspot.com.br/2015/11/consciencia-negra-o-exemplo-do-ceara.html?m=1
      "Que as chamas dos quilombos não se apaguem, que a consciência seja geral." Lucas Jr (InsTIano do Espaço Leitura)

      Excluir
    2. Consciência Negra - o exemplo do Ceará
      Em: Fatos Históricos - Mundo em Debate >
      http://fatoshistoricosmundoemdebate.blogspot.com.br/2015/11/consciencia-negra-o-exemplo-do-ceara.html?m=1
      "Que as chamas dos quilombos não se apaguem, que a consciência seja geral." Lucas Jr (InsTIano do Espaço Leitura)

      Excluir