segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Persistência da Memória ou Relógios Moles - Salvador Dalí

Persistência da memória – ou Relógios Moles- (pintura).
In
 Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
Em 1934, Salvador Dali, pintor catalão radicado em Paris e uma das figuras líderes do grupo surrealista, expõe numa galeria de Nova Iorque, o quadro "A persistência da memória", o que se tornaria num dos momentos fundamentais da sua carreira artística, responsável pelo incremento da sua notoriedade pública. De fato, os relógios moles - designação muitas vezes atribuída a este quadro - transformaram-se de imediato num dos ícones mais fortes e característicos da sua obra.

Na tela encontram-se representados três relógios que marcam diferentes horas tendo como fundo a paisagem de Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali). Segundo o próprio autor, a solução formal dos relógios derivam de um queijo camembert que Dali se encontrava a observar enquanto pintava. As suas formas sensuais têm uma evidente conotação sexual, nomeadamente o que se encontra no centro do quadro, estendido sobre uma pedra que simula o retrato do artista.
Dali via os relógios como instrumentos normalizados e exatos que traduziam de forma objetiva a passagem do tempo. O fato de os dotar de formas orgânicas remete-os para o universo de prazer, recordando a dimensão fugidia do tempo e o sentido de ambiguidade que a evolução temporal introduz pelo cruzamento da percepção da realidade com a casualidade e inexplicabilidade da memória. 

Esta pintura traduz o interesse do pintor pelas conquistas da ciência moderna, cruzando teorias mais abstratas de física, nomeadamente a relatividade de Einstein, que colocou em causa a ideia de espaço e tempo fixos, com as pesquisas de Freud relativamente ao inconsciente e à importância dos fenômenos dos sonhos. A duplicidade de sentido das imagens e as inúmeras interpretações que promovem assim como a tendência para a criação de cenas absurdas repletas de signos indecifráveis, levaram a Dali a designar esta forma de arte de crítica paranoica, em tudo oposta a uma visão racional do mundo.

De um ponto de vista técnico, esta pintura, assim como grande parte das criações de Dali, perseguem um enorme virtuosismo e meticulosidade no desenho das formas e na representação dos pormenores, com objetivo de obter atmosferas dotadas de grande realismo, daí o frequente alinhamento desta fase criativa com o grupo dos surrealistas ilusionistas ou veristas.

Contém uma grande quantidade de referências de caráter historicista, particularmente as referentes à pintura maneirista ou à enigmática e fantástica obra do flamengo Jerónimo Bosch. 


O quadro Persistência da Memória (também conhecida por Relógios Moles) foi pintado a óleo, aplicado sobre tela com 24,1 por 33 cm. Encontra-se exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
A Persistência da Memória 3D
Relógios moles - Salvador Dalí (1933).
Óleo sobre tela 81x100cm. Coleção particular
Post Relacionado
ANIVERSÁRIO - FERNANDO PESSSOA

Um comentário:

  1. lindos quadros de relogios...INFORMATIVO!! Proteja-se dos assaltos! Relógios Réplicas com qualidade AAA é uma boa opção com baixo custo. Loja no Brasil em São Paulo você encontra Réplicas de Relógios de marcas famosas como: Réplicas de Relógios Rolex , Replicas de Relógios Breitling , Réplicas de Relógios Tag Heuer e várias outras nos gêneros masculinos e femininos.
    Acesse: www.replicasderelogiosfamosos.eco.br.

    ResponderExcluir