terça-feira, 9 de julho de 2013

Eneida Teixeira, ELA leva a artista do sertão e da alegria para o eterno...

Acervo SINTAF/CE. foto: Marcus Paulo Saraiva
 "Quero ser lembrada como pintora de temas regionais, que retratam a alegria de viver. Através da minha arte, busco mostrar a pureza que emana das coisas simples". Eneida

Deus, Iluminai as mentes para que descubram a cura pro E.L.A. (ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA)*Homenagem à querida Eneida Teixeira, colega fazendária e artista plástica, também comentou na contracapa do meu livro Sonho - Uma Percepção da Verdade e teve várias pinturas suas ilustrando o livro. Eneida faleceu acometida por ELA...
Luz, amiga! *•.¸¸


contracapa do livro
Sonho-Uma Percepção da Verdade


“...sonho não é, simplesmente, fragmentos gravados em nosso subconsciente, de experiência da vida real, como afirma a maioria dos psicólogos.” (...) Eneida, em trecho do texto da contracapa.




"Meu espírito artístico, anseia que o público encontre na minha pintura, aconchego e refúgio, sentimentos só proporcionados por um colo de mãe." Eneida
antecede cap. 6 - MATERNIDADE – Eneida Teixeira, 2009
                                  Pinturas do sertão cearense (DN – 08/07/2010)
Com ênfase no universo regionalista, pincelando seus personagens e paisagens, a artista plástica Eneida Teixeira, abre hoje, a partir das 19h30, a exposição "Cantos e Encantos do meu Ceará", no Centro Cultural Oboé. A mostra fica em cartaz até o dia 30

Numa busca sensível de captar os valores, os costumes, as paixões e as tradições do povo sertanejo, a artista plástica Eneida Teixeira reverbera em suas telas particularidades de cada cidade interiorana por onde passou: Tamboril, Pentecoste, Baturité, Senador Pompeu e, recentemente, Monsenhor Tabosa. São lugares carregados de lembranças dos tempos de infância e, também, da adolescência da artista.

"Quando criança, passava as férias escolares em alguma cidade do interior cearense. Aí, os olhos curiosos e atentos, próprios daqueles que experimentam pela primeira vez sensações singulares, captavam, como as lentes de uma Polaróide, as imagens próprias da vida no campo, gerando um imenso álbum recheado de paisagens e impressões que me acompanham até hoje", diz.


Eneida junta cada pedaço de recordação e passa em revista as imagens da mulher cozinhando no fogão à lenha, do casal sentado em cadeiras de balanço na calçada, do cachorrinho dormindo preguiçoso próximo ao "pé da parede"... Tudo guardado indelével na memória.

Com a exposição "Cantos e Encantos do meu Ceará", a artista expressa em cores alegres esse sentimento de encanto pelas coisas simples da vida no sertão. "A simplicidade da gente não pode ser desperdiçada. As pessoas com quem mais gosto de conversar são as mais humildes, o vaqueiro, a mulher que faz queijo e as crianças. Apesar de todas as dificuldades na vida do campo, as pessoas que moram lá são bastante felizes. Isso é um exemplo a ser seguido por todos nós", ressalta a artista.

Sonho alcançado

                                  O Descanso – ENEIDA TEIXEIRA, 2010 - antecede cap. 7
A exposição, que tem inauguração hoje e segue em cartaz até o dia 30, no Centro Cultural Oboé, conta com cerca de 30 quadros. Alguns estarão à venda, enquanto outros serão apenas expostos, pois fazem parte de acervos particulares. Segundo a artista, a mostra é a concretização de um sonho há muito tempo almejado.

Eneida Teixeira contou que, ao confidenciar o desejo ao amigo Francisco Wildys de Oliveira, que a encorajou a desenvolver a exposição, não sabia que logo teria uma boa notícia. "Wildys me surpreendeu com a feliz notícia de que já tinha providenciado a exposição, juntamente com a equipe do Oboé, para a concretização do meu sonho. Desse dia em diante, fiquei ainda mais motivada pela ideia de expor e redobrei minhas energias e esmero na produção das telas", ressalta a artista, sobre o novo momento.

Em seguida, completa: "Quero ser lembrada como pintora de temas regionais, que retratam a alegria de viver. Através da minha arte, busco mostrar a pureza que emana das coisas simples".

Fique por dentro
Eneida Teixeira

Nasceu em Fortaleza, em 2 de março de 1954,mas sempre apreciou a vida simples do campo. A artista plástica começou a desenhar muito cedo, utilizando lápis e papel de embrulhar pão. Autodidata, também se aventurou pela pintura. Aos 14 anos, produziu seu primeiro quadro com tinta a óleo, no estilo primitivista, inspirado pelo trabalho do artista cearense Chico da Silva. Nessa época, frequentava a galeria Antônio Bandeira, na Praça do Ferreira. Ali, apreciava os diversos estilos de pintura. Assim, a cada tela composta, Eneida Teixeira ia melhorando e definindo o estilo que a tornou, posteriormente, pintora "regionalista". 

Inspirado nesta pintura...

De acordo com a artista, o pai não apoiava a carreira, por não ser muito valorizada em termos financeiros. Eneida chegava a pintar às escondidas no quartinho da empregada. Nessa época, muitas de suas telas foram vendidas por seu tio Clóvis Nogueira, na Emcetur, com ajuda de seu irmão Fernando, que sempre apoiou sua arte. 
...Ari criou Vida Severina
que antecede capítulo 12.
Assim como o pintor Raimundo Cela (1890 - 1954), consagrado artista plástico sobralense, a quem muito admira, Eneida busca retratar a alma do sertanejo e do pescador cearense. "Meu espírito artístico tem muita sintonia com o de Raimundo Cela". Quando indagada sobre o que o público deve esperar de suas pinturas, responde "Aconchego e refúgio, sentimentos só proporcionados por um colo de mãe".

MAIS INFORMAÇÕES

Abertura da exposição "Cantos e Encantos do meu Ceará", da artista plástica Eneida Teixeira Nogueira Melo. De hoje até 30 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Oboé.
Rua Maria Tomásia, 531.
Contatos: (85) 32647038

ANA CECÍLIA SOARES-REPÓRTER
_Fonte: Caderno3 do Jornal Diário do Nordeste, 08/07/2010.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=869548
ENEIDA TEIXEIRA
"NOSSA ARTISTA FAZENDÁRIA GANHA A ETERNIDADE"

LEIA O INFORMATIVO SEFAZ Nº 1349, NO LINK A SEGUIR:
http://intranet.sefaz.ce.gov.br/contentpub/aplicacao/intranet/periodicos/informativos/Inform1349-2013.pdf


*ELA (Dr. Dráuzio Varella) - A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença.
Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica. Parece que a utilização excessiva da musculatura favorece o mecanismo de degeneração da via motora, por isso os atletas representam a população de maior risco.
Outra causa provável é que dieta rica em glutamato seja responsável pelo aparecimento da doença em pessoas predispostas. Isso aconteceu com os chamorros, habitantes da ilha de Guan no Pacífico, onde o número de casos é cem vezes maior do que no resto do mundo. Estudos recentes em ratos indicam que a ausência de uma proteína chamada parvalbumina pode estar relacionada com a falência celular característica da ELA, uma doença relativamente rara (são registrados um ou dois casos em cada cem mil pessoas por ano, no mundo), que acomete mais os homens do que as mulheres, a partir dos 45/50 anos.
Apesar das limitações progressivas impostas pela evolução da doença, o paciente costuma ser uma pessoa dócil, amorosa, alegre, que preserva a capacidade intelectual e cognitiva e raramente fica deprimida.
Sintomas
O principal sintoma é a fraqueza muscular, acompanhada de endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica), mas existem outros: cãibras, tremor muscular, reflexos vivos, espasmos e perda da sensibilidade.
Diagnóstico
A doença é de difícil diagnóstico. Em grande parte dos casos, o paciente passa por quatro, cinco médicos num ano, antes de fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento.
Tratamento
O tratamento é multidisciplinar sob a supervisão de um médico e requer acompanhamento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas e nutricionistas.
A pesquisa com os chamorros serviu de base para o desenvolvimento de uma droga que inibe a ação tóxica do glutamato, mas não impede a evolução da doença. Os experimentos em curso com animais apontam a terapia gênica como forma não só de retardar a evolução, como possibilidade de reverter o quadro.
Recomendações
* O diagnóstico e o início precoce do tratamento são dois requisitos fundamentais para retardar a evolução da doença. Não subestime os sintomas, procure assistência médica;
* Embora a ELA seja uma doença degenerativa irreversível, não há como fazer prognósticos. Em alguns casos, a pessoa vive muitos anos e bem;
* A relação do paciente com a equipe médica e familiares é sempre muito rica. Ele está sempre animado e procurando alternativas para enfrentar as dificuldades do dia a dia;
* Pelo menos aparentemente, o portador da doença costuma sofrer menos do que o cuidador, que precisa aprender a maneira correta de tratar do doente, sem demonstrar que teme por sua morte iminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário